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Feiras e Eventos

Fitur 2024: Embratur promove experiência de metaverso na Espanha

Brasil levara Marca Brasil e outros atrativos a Fitur 2024 em Madri esta semana e1705959595389 Fitur 2024: Embratur promove experiência de metaverso na Espanha

Brasil levará Marca Brasil e outros atrativos à Fitur 2024, em Madri, esta semana (Divulgação)

A Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri, na Espanha, contará com uma ação da Embratur focada no metaverso. O evento começa na próxima quarta-feira (24) e segue até o domingo (28). A experiência consiste em levar os destinos brasileiros com uma variedade de sabores, diversidade e sustentabilidade utilizando a tecnologia como ferramenta para impulsionar, impactar e dar visibilidade no cenário internacional.

“Esta é a primeira feira do ano do hemisfério norte, inaugurando o calendário de feiras, e é na Fitur que a gente tem oportunidade de encontrar com grandes líderes do setor mundial, inclusive pela grande movimentação de reuniões e encontros organizado pela Organização Mundial do Turismo, que tem sede em Madri, e todo seu ecossistema.

Então, ali acontecem reuniões com o Banco Latinoamericano de Desenvolvimento (CAF), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com hubs de inovação. Juntamente com mais de 30 expositores, queremos reposicionar o Brasil no mercado B2B na Espanha, por meio de encontros com companhias aéreas, como a Iberia, Neos, Air Europa, além da TAP, que já é nossa parceira em todas as feiras”, disse Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur.

A iniciativa é fruto da parceria o El Corte Inglés, maior grupo de lojas de departamento da Europa, e que tem o turismo como uma de suas verticais. “Essa parceria foi firmada em setembro do ano passado e o metaverso funcionará como ferramenta de promoção do Brasil. Lá (no metaverso) teremos um pouco dos destinos brasileiros, da gastronomia trazendo os sabores do tacacá, do açaí, da arte brasileira… É uma experiência virtual muito bacana. Com o El Corte Inglés, além do metaverso, temos outras ações de promoção do Brasil, como a Semana Gastronômica, que irá acontecer dentro de 73 cafés nas lojas do Él Corte Inglés da Espanha até o dia 30 de janeiro”, aponta Jaqueline.

A Espanha ocupa o sexto lugar no ranking dos países que mais enviam turistas ao Brasil, segundo o Portal de Dados da Embratur. A maioria, motivados por Lazer (38%) e Negócios, nos segmentos de Natureza (39%), Sol e Praia (29%), e Cultura com 27%. Além disso, se interessam por praias (36%), Carnaval (25%) e pela biodiversidade (23%), segundo dados da plataforma Skyscanner. Qual a estratégia da Embratur para fidelizar os destinos brasileiros no gosto dos espanhóis?

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, a Espanha ocupa o sexto lugar no ranking dos países que mais enviam turistas ao Brasil. Em 2023, foram mais de 114 mil visitantes espanhóis, e a previsão para este ano, segundo estimativas do Global Data, é de 150.750 turistas da Espanha em terras brasileiras.

“A nossa estratégia é de crescimento do número de turistas, pois ainda estamos no caráter de recuperação pós-pandemia. Em 2023, nós recebemos 114 mil espanhóis, o que significa, sim, um crescimento em relação a 2022, de 3,6%, porém, ainda estamos 20% abaixo de 2019 e 45% abaixo do recorde histórico.

Também iremos apostar em conectividade aérea, recuperar o número de assentos disponíveis da Espanha ao Brasil e isso passa por várias frentes. Uma delas é retomar voos diretos para as capitais nordestinas, além de retomar voos de médio e grande porte para cidades que não a capital espanhola – hoje estamos totalmente concentrados em Madri e a ideia é voltarmos a termos voos de Valência e outros pontos, como Bilbao, e aumentar as frequências e a capacidade geral do número de assentos”, complementa.

Jaqueline Gil diretora Marketing Inteligencia e Comunicacao da Embratur Credito Eric Ribeiro e1705960708265 Fitur 2024: Embratur promove experiência de metaverso na Espanha

Jaqueline Gil, diretora Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur (Éric Ribeiro)

A executiva também aponta, que além da expansão de conectividade aérea, é preciso colocar os produtos à venda. “Temos que entregar o que os espanhóis desejam e temos que ter certeza de que isso esteja acessível a eles. Já sabemos que eles querem praia, Carnaval, imersões na biodiversidade brasileira, contato com os ritmos brasileiros, gastronomia… O que precisamos é tornar esses produtos disponíveis na prateleira dos grandes operadores que vendem o Brasil na Espanha, e também no desejo do consumidor espanhol. É preciso que o Brasil reconquiste o market share. O país perdeu muito espaço para os concorrentes mais diretos, como Argentina, Colômbia e Peru. A gente precisa reconquistar esse interesse na Espanha”, endossa.

A Embratur também focará em ações relacionadas à sustentabilidade. “Pela primeira vez, a Embratur participa dos encontros da Organização Mundial do Turismo no tema sustentabilidade, materializado na declaração de Glasgow, da qual a Agência é signatária desde setembro de 2023.

A Embratur apoia a introdução dessas diretrizes, desses planos de ação, para descarbonizar o turismo, pois acredita que essa agenda climática se tornou um diferencial de competitividade no mercado internacional. Iremos participar no debate sobre como estamos nos preparando para temáticas de ações climáticas. A Embratur se tornou signatária da Declaração no ano passado e, desde o início da nova gestão, atua, por meio da gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas, em ações para promover o turismo sustentável no Brasil”, comenta.

Já sobre a passagem da entidade na feira, Jaqueline declara: “estamos fazendo um esforço concentrado entre os brasileiros para que a gente se apresente na Fitur como um país coeso e organizado na promoção do Brasil no exterior. Esse movimento começa na Fitur pela inauguração do calendário de feiras desse ano, e a gente tende a aprofundar, cada vez mais, para que levemos os parceiros para as feiras internacionais com uma mensagem mais uníssona, que traduza a nossa Marca Brasil”, finaliza.

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