Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

ITB Berlim mira no futuro da indústria refletindo sobre tendências e seu papel no mercado

Deborah Rothe, iretora ITB Berlim

Deborah Rothe, iretora ITB Berlim (Divulgação)

Entre o dias 5 e 7 de março, na Messe Berlin, acontece a ITB Berlim, uma das maiores feiras profissionais do Turismo mundial. A edição tem a previsão de captar o mesmo volume de participantes de 2023, quando 90.127 pessoas compareceram. A edição deste ano contará com público de 165 países e ocupação acima dos 90% em volume de expositores, que conta com a retomada da China e a presença de cinco novos destinos. Os recém-chegados são Fiji, Dominica, Ilhas Cayman e São Tomé e Príncipe.

“Em nenhum outro lugar você pode obter uma melhor visão geral e acesso direto à comunidade da indústria global de viagens, do que na ITB Berlim”

No encontro profissional, Omã se apresentará como país anfitrião da ITB Berlim, apresentando um estande de 800 metros quadrados no Hall 2.2. O Círculo de Compradores ITB terá sede no Palais am Funkturm, que foi expandido para a oferta de mais opções de reuniões. No evento haverá também o lounge “Casa do Luxo”, na Marshall House.

Outra novidade do evento é o novo ITB MICE Hub, dedicado aos expositores MICE no Hall 8.2. Os balcões poderão ser reservados através de um aplicativos, e vale ressaltar, que na área haverá eventos de networking.

“Em nenhum outro lugar você pode obter uma melhor visão geral e acesso direto à comunidade da indústria global de viagens, do que na ITB Berlim. Esta plataforma única é onde ocorrem redes globais e negócios B2B, onde novas tendências e ideias são exploradas, onde inovações e parcerias são forjadas e onde o futuro das viagens é moldado em todo o mundo”, afirma Deborah Rothe, diretora ITB Berlim em entrevista ao M&E.

“Tivemos o prazer de receber o Brasil de volta no ano passado, após a longa pausa da pandemia, e temos o prazer de recebê-los de volta este ano. A indústria aguarda ansiosamente o envolvimento neste importante diálogo com expositores, visitantes comerciais e compradores do destino”

Segundo a executiva, a participação do Brasil na feira contribui para um diálogo global sobre viagens e intercâmbio cultural, destacando seu importante papel no turismo. “Tivemos o prazer de receber o Brasil de volta no ano passado, após a longa pausa da pandemia, e temos o prazer de recebê-los de volta este ano. O país estará mais uma vez expondo no Hall 23 com presença ainda maior. A indústria aguarda ansiosamente o envolvimento neste importante diálogo com expositores, visitantes comerciais e compradores do destino”, salienta.

Transição no Turismo

Mais de 160 países estarão reunidos na ITB 2023 ITB Berlim mira no futuro da indústria refletindo sobre tendências e seu papel no mercado

União” é a palavra de ordem, cujo objetivo é repensar a importância da feira e da marca na indústria, principalmente por sua expansão (Eric Ribeiro/M&E)

No último ano, a ITB Berlim ocorreu sobre o tema “Domínio da Transformação” e neste ano, a “União” é a palavra de ordem, cujo objetivo é repensar a importância da feira e da marca na indústria, principalmente por sua expansão. “Estamos agora não apenas presentes em Berlim, mas também no Sudeste Asiático, na China e na Índia com a ITB Asia, ITB India e ITB China, e por outro lado, o lema também mostra o papel unificador que a ITB Berlim desempenha como plataforma para a indústria do turismo”, explica.

Embora 2023 tenha sido sobre transformação, a Convenção ITB de Berlim deste ano será sobre transição. “Penso que é importante discutir como a indústria pode realmente implementar as medidas e estratégias que serão discutidas”, complementa.

Programação do futuro na ITB Berlim

ITB BERLIM

Messe Berlin é a casa da ITB 2024

Em termos de conteúdo, todas as sessões que acontecerão no Palco Azul e Laranja serão transmitidas ao vivo e posteriormente estarão disponíveis como vídeo on demand na plataforma digital da ITBxplore. Na programação os destaque são a “Future Track”, “Marketing & Distribution Track” e “Responsible Tourism Track”, que acontecerão no Palco Laranja. Já o palco azul receberá os painéis “Tour Operator & Travel Sales Track”, “Carrier & Cruise Track”, “Destination Track” e “Hospitality Track”.

A utilização da inteligência artificial também pode ser uma solução fundamental para a escassez de trabalhadores qualificados no futuro e devido a esta relevância ampla e atual, a Inteligência Artificial será um dos principais temas da Convenção ITB de Berlim.”A inteligência artificial abriga um potencial incrível para a indústria. As viagens virtuais, por exemplo, oferecem a oportunidade de explorar lugares antecipadamente a partir de casa, o que também pode ajudar no planeamento da viagem.

“A ITB Berlin reflete a indústria e evolui com ela, mantendo o controle do tempo. Vemos o desenvolvimento e as mudanças como uma oportunidade para nos adaptarmos constantemente às necessidades dos nossos grupos alvo e para reforçarmos ainda mais o nosso papel como grupo de reflexão no fórum de especialistas”

Já no marketing turístico, o aprendizado de máquina ajuda a personalizar as reservas de viagens e a possibilitar experiências de férias individuais. A utilização da inteligência artificial já é cada vez mais notória, não só na escolha de um destino de viagem, mas também em quartos de hotel, na reserva de um carro alugado ou na visita a um restaurante”, evidencia Debora.

A feira discutirá como a inteligência artificial pode ser eficiente no Turismo e quais soluções podem ser utilizadas para os negócios. Vale ainda ressaltar, que pela primeira vez, a feira terá um palco dedicado ao tema, chamado ao “AI Track”, onde especialistas fornecerão conhecimentos práticos baseados em estudos de caso atuais. Um dos palestrantes será Behshad Behzadi, vice-presidente de engenharia e IA de conversação generativa do Google Cloud.

“A ITB Berlim reflete a indústria e evolui com ela, mantendo o controle do tempo. Vemos o desenvolvimento e as mudanças como uma oportunidade para nos adaptarmos constantemente às necessidades dos nossos grupos alvo e para reforçarmos ainda mais o nosso papel como grupo de reflexão no fórum de especialistas. Isto é emocionante, porque a mudança também traz consigo inovações, tendências e novos produtos, que muitos expositores apresentam na ITB Berlim”, finaliza.

Receba nossas newsletters