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Feiras e Eventos

MTur participa da Feira Internacional de Destinos Inteligentes em Curitiba

Evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de março (Divulgação)

Evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de março (Divulgação)

Com investimento de R$ 100 mil, o Ministério do Turismo está presente na Feira Internacional de Destinos Inteligente (FIDI) que acontece desde domingo (17) até a terça-feira (19) em Curitiba (PR). O evento dá origem a um encontro onde autoridades públicas, profissionais e empresas líderes de todo o mundo compartilham experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente.

“Turismo é desenvolver, qualificar e promover. Qualquer tipo de programa de turismo precisa de uma política pública integrada para que o processo não perca força e, por isso, é tão importante o trabalho em rede”, afirmou o secretário Milton Zuanazzi, durante a oficina. A primeira reunião da rede ocorreu em dezembro do ano passado, durante o Salão Nacional do Turismo, realizado em Brasília. O objetivo desse segundo encontro foi aprofundar as discussões para a criação da rede brasileira.

Além do aporte de apoio, a feira também contou com a participação do Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade, Milton Zuanazzi, a Diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo (DEOTUR), Bárbara Blaudt Rangel, e a Coordenadora de Inovação e Transformação no Turismo, Angela Baltazar. Todos estiveram presentes na abertura e conduziram palestras no segundo dia do evento (18).

“Para o Ministério do Turismo, apoiar a realização de uma feira inovadora como a FIDI é vital para o processo de evolução de cada destino brasileiro que aceitou o desafio e a responsabilidade de se transformar em um DTI.”, comentou a Diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo (DEOTUR), Bárbara Blaudt Rangel

Na edição de 2024 da FIDI, será desenvolvido, também, o Curso de Formação em Destinos Turísticos Inteligentes, certificado por 6 universidades da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes e do ICF.

A capacitação será gratuita para 50 funcionários públicos de toda a América Latina e buscará divulgar entre os gestores públicos vinculados aos territórios turísticos, os modelos de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) como novas abordagens para a gestão e planejamento de destinos.

Além disso, a FIDI Curitiba 2024 sedia, pela primeira vez, a entrega do “IBERO-AMERICAN SMART TOURIST DESTINATIONS AWARDS”, iniciativa criada pela Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com o objetivo de motivar, promover e reconhecer os destinos turísticos, empresas, startups e instituições ligadas à atividade turística que exibam projetos que contribuam para a transformação e desenvolvimento dos DTIs. =

OFICINA – Durante o primeiro dia de FIDI foi realizada a segunda oficina para a discussão da criação da Rede DTI no Brasil, reunindo representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Sebrae e dos estados e municípios participantes do Modelo DTI Brasil, do MTur, e do programa do Sebrae com o BID, Turismo Futuro Brasil. A ideia é criar um grupo colaborativo nos moldes da Rede Iberoamericana de DTI, recentemente criada com a participação de cidades e instituições do México, Colômbia, Argentina e Brasil.

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