SÃO PAULO – Entre os dias 14 a 30 de novembro, a Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PromPerú) promove a Peru Week Brasil 2023, evento gastronômico cujo foco está no compartilhamento de culturas por meio da culinária, fomentando o interesse do brasileiro na cultura, costumes, sabores e belezas do Peru. Nesta edição, participam seis operadoras de turismo, 59 restaurantes especializados na culinária peruana no Brasil, quatro consolidadoras e companhias aéreas.
“O Brasil é o quarto país emissor de turistas para o Perú na América Latina e o quinto mundialmente, por isso, ter essa, que é a décima edição do Peru Week no país, é muito importante. Quando começamos, tínhamos seis operadores e sete restaurantes participando, e hoje, vemos com o crescimento do evento a sua relevância para o mercado”, disse Silvia Seperack, conselheira Comercial do escritório PromPerú no Brasil, no jantar de abertura da Peru Week Brasil 2023.
NÚMEROS – De janeiro a setembro de 2023, o número de brasileiros que chegaram ao país vizinho foi de 92.106, um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2022. Cabe ressaltar que nas nove edições anteriores, a Peru Week Brasil 2023 alcançou mais de US$ 10,5 milhões em vendas de viagens ao Peru.
O destino vai se beneficiar mais uma vez da campanha de vendas, que já é tradicional do evento, e neste ano, contém 50 voos diretos entre o Brasil e o Peru, 150 ofertas turísticas no destino peruano, sendo três que variam entre 300 e 500 dólares; 60 com preços de 500 a 1.000 dólares, 31 custando de 1.000 a 1.500, e 56 opções com valores acima de 1.500 dólares, para conhecer Lima, Cusco, Ica, Puno, entre outras cidades.
Outro fator importante, é que há a possibilidade de encontrar voos para Lima a partir de 375 dólares, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre com as companhias aéreas Sky e Latam. E há ainda, na capital sede do evento, cardápios promocionais em 58 restaurantes, que incluem entrada, prato principal e sobremesa, com preços a partir de R$ 58,00.
A Peru Week realiza-se no âmbito da campanha turística internacional “Peru Agora”, que o país vizinho lançou nos seus principais mercados. Esta ação procura motivar potenciais turistas a considerarem o país como próximo destino de viagem. Para conhecer todos os estabelecimentos participantes acesse este link.
“Estava conversando com Marina Figueiredo [presidente executiva da Braztoa] e ela me disse que no Brasil há 100 grandes operadores. Fiquei surpresa, porque desse número, 78 estão conosco. Daqui a dez anos vejo que poderemos ter novos recursos na Peru Week, com grandes tendências tecnológicas, como o uso de inteligência artificial, quem sabe”, observou.
Sobre a agenda da PromPerú para 2024, a Peru Week não só está inserida, como a entidade permanecerá com sua estratégia de fomento do destino por meio de capacitações e participação em feiras de Turismo no Brasil. “Neste ano capacitamos 2.500 profissionais e duas mil empresas em workshops, ações em feiras e encontros. Temos na região Norte, um dos nossos principais públicos-alvo no país, devido a proximidade territorial e seguimos levando o Peru a todos no Brasil”, comenta.