LISBOA – A TAP Air Portugal anunciou, durante a BTL nesta quarta-feira (13), a retomada do voo direto entre Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Lisboa, em Portugal. A rota, que será operada três vezes por semana — às terças, quintas e sábados — a partir de 1º de abril, já está com bilhetes à venda desde dezembro de 2024.
O evento contou com a presença do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do diretor da TAP para o Brasil e América do Sul, Carlos Antunes.
Santini destacou a importância simbólica e econômica do retorno do voo, especialmente após o estado ter enfrentado três catástrofes naturais em um ano. “A retomada do voo da TAP tem um significado muito importante para todos nós. É uma conexão histórica com o povo português e uma oportunidade de fortalecer o turismo e a economia local”, afirmou.
Freixo celebrou o crescimento do turismo internacional no Brasil, que registrou um aumento de 57% nos primeiros meses de 2025, e ressaltou a relevância da conexão com o Rio Grande do Sul. “O retorno deste voo é um símbolo de superação para o estado, que sofreu tanto recentemente”, disse.
Carlos Antunes, da TAP, destacou que a rota, lançada originalmente há 12 anos e interrompida em maio de 2024, devido às condições climáticas extremas, já apresenta boa ocupação. “Estamos relançando esta rota como se fosse a primeira vez. É emocionante por tudo que o povo gaúcho passou e pela nossa longa ligação com o estado”, declarou.