Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Camaçari busca empreendedores dispostos a acelerar a retomada

camaçari

Camaçari, na Bahia (Divulgação)

O local onde uma empresa está instalada faz toda a diferença no seu desempenho. Uma série de fatores precisam ser levados em consideração, incluindo a proximidade com grandes centros, o acesso a centros logísticos, a qualificação da mão-de-obra e até mesmo a qualidade de vida para os colaboradores. Camaçari, na Bahia, reúne todas essas características, e está lançando uma campanha pública para convencer os empreendedores de que este é o melhor lugar para acelerar a recuperação da empresa no momento pós-pandemia.

A gestão pública da cidade aberta ao diálogo e oferece incentivo fiscal e licenciamento simplificado. Além disso, em Camaçari existem galpões e terrenos que podem ser ocupados de imediato, disponibilidade de energia e água e diversidade econômica, com os setores de comércio e serviço também fortes – a cidade tem o segundo maior Produto Interno Bruto do estado, atrás apenas de Salvador, e o sexto maior da região nordeste.

A mão-de-obra da região é qualificada, com experiência na área química e petroquímica, conta com diversas universidades e uma unidade do Senai Cimatec Park, para pesquisa tecnológica, desenvolvimento de plantas-piloto e espaços para startups industriais. Atualmente, vivem em Camaçari aproximadamente 300 mil habitantes. O município fica a 50 quilômetros de Salvador, com acesso à toda infraestrutura da capital da Bahia, incluindo aeroporto, portos e rodovias federais.

Complexo industrial

Um benefício da região é o convívio com empresas de grande destaque no cenário nacional. Afinal, a cidade abriga o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, que agrega mais de 90 empresas dos ramos de química, petroquímica, celulose solúvel, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, fármacos, bebidas e serviços.

Complexo industrial

Um benefício da região é o convívio com empresas de grande destaque no cenário nacional. Afinal, a cidade abriga o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, que agrega mais de 90 empresas dos ramos de química, petroquímica, celulose solúvel, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, fármacos, bebidas e serviços.

Somadas, empresas como Bridgestone, Continental, O Boticário, BASF, Braskem, Unigel, dentre outras reúnem investimento global superior a US$ 16 bilhões, capacidade instalada acima de 12 milhões de tonelada ao ano de produtos químicos e petroquímicos básicos, intermediários e finais e capacidade instalada para 240 mil toneladas ao ano de cobre eletrolítico, no segmento de metalurgia do cobre, e de 250 mil veículos por ano, no segmento automotivo.

A cidade mantém também a maior estação de tratamento de efluentes industriais da América Latina. A principal gestora dos programas coletivos de proteção ao meio ambiente é a Cetrel, que opera nos mais variados campos da engenharia ambiental com equipamentos modernos e avançada tecnologia.

A Cetrel desenvolve, entre outras atividades, coleta, tratamento e disposição final dos efluentes líquidos e resíduos sólidos do polo e monitoramento contínuo do ar, das águas subterrâneas e de superfície, rios e mar, além de incineração de resíduos perigosos, líquidos e sólidos. Essas ações garantem que os empreendimentos atuem de acordo com os mais rigorosos padrões ambientais.

Qualidade de vida

Além das vantagens para quem deseja produzir ou comercializar, o município proporciona qualidade de vida. Afinal, a Costa de Camaçari inclui 42 quilômetros de praias, rios, dunas e manguezais, que se distribuem por nove distritos, alguns deles conhecidos pela natureza exuberante e pela boa infraestrutura hoteleira, de moradia e de gastronomia: Busca-Vida, Abrantes, Jauá, Arembepe, Jacuípe, Guarajuba, Monte Gordo, Barra do Pojuca e Itacimirim.

Receba nossas newsletters