Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Com águas termais como atrativos, Santo Amaro da Imperatriz (SC) quer impulsionar Turismo em 2017

helio

Hélio João Machado, secretário de Turismo e Cultura de Santo Amaro da Imperatriz (SC)

Recentemente admitido no cargo de secretário de Turismo e Cultura de Santo Amaro da Imperatriz (SC), Hélio João Machado, se prepara para impulsionar a capacidade turística deste município. Trabalhando em cima das belezas naturais e acordos com empresas como a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), além da participação em feiras neste ano, Machado pretende fazer ações que reflitam na economia e aproveitem a potencialidade local.

A região de Santo Amaro da Imperatriz, que fica a apenas 40 quilômetros de Florianópolis, já é conhecida por suas estâncias termais, principalmente nos dois hotéis aos pés do morro de Serra do Tabuleiro: o Hotel Caldas, pioneiro entre os demais do Brasil que oferecem estâncias, e o Hotel Plaza Caldas. “São espaços muito procurados pela terceira idade e por famílias com crianças pela grande quantidade de recreação infantil, principalmente em julho, quando já chegou a nevar nos morros de Imperatriz”, contou Machado.

Apesar do turismo termal ser forte neste mês, janeiro conseguiu alcançar sua meta de hotéis cheios. Agora, segundo ele, o foco é buscar impulsionar o turismo em outras épocas e movimentar a hotelaria durante os dias de semana o ano, principalmente com a população idosa.

Próximo às águas, o turismo de aventura também é forte no município, que através de empresas, oferece passeios de rafting, quedas, cachoeiras (como a Cachoeira do Rio Vermelho) e voos livres de parapente em Morro Queimado. Caminhadas e ciclismo são outras atividades praticadas pelo atrativo relevo, principalmente por turistas que procuram se preparar para passeios como o Caminho de Santiago de Compostela.

Para facilitar o turismo local, um rodoanel entre Palhoça e São José está sendo feito, assim como os minifúndios (consequência de um relevo impróprio para grandes propriedades) também serão foco de exploração: Hélio quer levar os turistas às pequenas propriedades que mantêm suas tradições, como os engenhos que fazem farinha de tapioca, mel, milho verde, farinha, cachaça, rosca de polvilho, coalhada e outros pequenos agronegócios. “A simplicidade do povo e seus costumes é um atrativo para os turistas conhecerem Santo Amaro da Imperatriz o ano inteiro, principalmente para a melhor idade”, disse.

Relevante ainda para o movimento da economia em Santo Amaro da Imperatriz são as festas e eventos. Com data marcada para 11 e 12 de março, a Festa do Milho Verde acontecerá no Centro de Tradição Gaúcha Boa Serra, convidando famílias a passarem 3 a 4 dias. Seguido dela, o carnaval de rua deverá ser foco da secretária na realização de eventos, assim como a nacional e açoriana Festa do Divino Espírito Santo, trazendo cerca de 20 mil pessoas à igreja matriz e movimentando o turismo religioso.

Buscando promover todos esses atrativos de Santo Amaro da Imperatriz, o secretário Hélio começa focando principalmente nas regiões que mais procuram o município: Curitiba, São Paulo e a região metropolitana de Porto Alegre.

Receba nossas newsletters