Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Foz do Iguaçu se prepara para realizar a maior festa natalina de sua história

6183e8a0d8026sorriso_com_arte_carioca_fotografia

De 1º de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, o Gramadão da Vila A e a Praça da Paz vão receber grandes espetáculos musicais

Foz do Iguaçu se prepara para realizar sua maior festa natalina de todos os tempos. Além da iluminação cênica inédita da Ponte Internacional da Amizade, que integra o Brasil e Paraguai, a cidade também terá decorações temáticas em diversos pontos. A iniciativa é da Itaipu Binacional e prefeitura municipal, com gestão do Fundo Iguaçu. Todas as atrações serão gratuitas. Já o Natal de Águas e Luzes 2021 começa no dia 1º de dezembro.

“Enfrentamos um período muito difícil em razão da pandemia da covid-19 e o Natal de Águas e Luzes será quase como um ‘renascimento’ para Foz do Iguaçu. Queremos que este seja o mais espetacular final de ano para a cidade, com uma programação inesquecível”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

Os dez pontos de decoração e iluminação remeterão ao tema do Natal: Águas e Luzes. A ideia é que cada um traga um novo prisma da festa natalina, em um conceito que remete às Cataratas, principal cartão-postal da cidade, e à Itaipu, maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Houve também uma grande preocupação com a economia, na hora de escolher as decorações, já que todos os elementos terão tecnologia com baixo uso de energia.

6183e890a5fccfachada_batel2

Haverá projeção mapeada em diferentes pontos da cidade

O turista que chegar à cidade já será recepcionado por luzes e pelo tema da fauna local, seja na entrada da cidade (rotatória da Av. Costa e Silva) ou no trevo do Aeroporto. Nas ruas, arcos decorativos vão abrir caminho para a Parada de Natal, que trará a força das águas e da energia para o Centro de Foz, num emocionante desfile natalino.

A Avenida Brasil, maior “shopping a céu aberto” da cidade, ganhará uma decoração com presentes, com muitas luzes e laços. O Gramadão da Vila A se transformará em uma Floresta Encantada que abrigará a Vila do Papai Noel.

Haverá projeção mapeada em diferentes pontos da cidade, entre eles a Paróquia São João Batista (Igreja Matriz), em cujas paredes será contada a história do nascimento do Menino Jesus. No Terminal de Transporte Urbano, haverá um espelho d’água. Uma iluminação especial também está sendo preparada para a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, o entorno do Gramadão e a entrada do Centro Executivo da Itaipu.

Segundo Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu, o projeto do Natal de Águas e Luzes vem ao encontro dos anseios da população iguaçuense e do mercado turístico, que busca sempre opções diferenciadas para atender os visitantes e a comunidade local. “Nada mais justo e digno possibilitar à nossa população e aos nossos visitantes uma programação completa e cenários que representam as maiores felicidades da vida do ser humano.”

Programação

Além das atrações fixas, de 1º de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, o Gramadão da Vila A e a Praça da Paz vão receber grandes espetáculos musicais. O mais esperado é o do cantor Daniel, astro da música pop sertaneja, no dia 19 de dezembro. No dia 22, um dos padres mais queridos do Brasil comanda a festa no Gramadão e, no dia 31, a banda Nega Fulô faz a festa da virada do ano. A programação está sendo elaborada pela Fundação Cultural.

A lista de atrações é longa e variada. Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Cia Sorriso com Arte fará o espetáculo “Um encanto de Natal”; nos dias 4 e 5 a Banda Sinfônica do Exército se apresenta no Gramadão. O espetáculo de encerramento, no dia 23, será com a Cia Arte & Manhas. A partir do dia 3 e até o dia 22 de dezembro, a população poderá acompanhar o show diário de acendimento das luzes de Natal, chamado “Encantamento”, no Gramadão e na Praça da Paz.

“É por isso que a população espera algo monumental, e é isso que vamos oferecer ao nosso povo e também aos turistas. Esse evento tem tudo para que o turismo volte ao seu esplendor. Foi por esse motivo também que fizemos questão de convidar a Banda Sinfônica do Exército para o marco dessa nova era, dentro também do nosso Natal de Águas e Luzes. Vai ser um marco para a banda e para a nossa gente”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.

Receba nossas newsletters