Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Grão Mogol: história e natureza se encontram na próxima grande aposta do turismo nacional

Grão Mogol

Destino que já foi uma das cidades mais importantes do Brasil no período da mineração, volta a ser destaque – dessa vez, graças ao Turismo (Divulgação)

Localizada no interior de Minas Gerais, a cidade de Grão Mogol é uma nova aposta no turismo nacional. Apesar de ainda pouco conhecida, o destino tem investido cada vez mais na atividade turística da região, com objetivo de se posicionar como um novo lugar a ser explorado pelos viajantes. A cidade é ainda um local desconhecido por muitos, mas não se engane, a cidade foi e é muito importante na história do Brasil.

Grão Mogol já foi considerada uma das maiores cidades do País e é uma cidade histórica da época de mineração de diamante. Foi o segundo local do Brasil a se descobrir a preciosidade. Situada em uma região privilegiada, na cadeia de montanhas da Cordilheira do Espinhaço – a maior cadeia de montanhas e a única cordilheira do Brasil, Grão Mogol tem em seu entorno uma região muito rica, com um paisagem deslumbrante do serrado.

A união de cidade histórica com a natureza como grande atrativo faz com que Grão Mogol se diferencie das outras cidades mineiras e até mesmo de todo o território nacional. Por um lado, o destino conta com um Parque Estadual, que possui cachoeiras, trilhas para trekking, ciclovias e mais. Por outro, a cidade possui uma paisagem diferente das outras cidades históricas brasileiras – sem o barroco, o rococó e o ouro exposto nas igrejas por exemplo, mas com uma que foi considerada uma das 10 igrejas imperdíveis de Minas.

“Grão Mogol é um local a ser descoberto no Brasil. É uma cidade histórica, bem gostosa, charmosa, que lembra Ouro Preto de anos atrás. Também é quase como uma Serra Gaúcha, que une paisagens deslumbrantes com história. É a cidade dos diamantes e tem investindo bastante no turismo”, disse o empresário Guilherme Paulus, que recentemente esteve na cidade para conhecer seus atrativos.

WhatsApp Image 2023 09 06 at 09.07.24 e1694549669723 Grão Mogol: história e natureza se encontram na próxima grande aposta do turismo nacional

Cicloturismo e turismo de natureza tem impulsionado o crescimento da região (Foto: divulgação)

“Hoje, Grão Mogol é um destino de fim de semana localizado no Norte de Minas. Contudo, no mundo pós pandemia e com o crescimento do turismo de natureza, o destino tem sido cada vez mais descoberto e procurado – principalmente pelos ciclistas que fazem cicloturismo. Temos trabalhado inúmeros segmentos, com projeto de enoturismo – há uma vinícola com vinhos de qualidade e a uva merlot tem se destacado, promovemos o turismo religioso – com o maior presépio fixo e ao ar livre do mundo, o turismo histórico, com a época dos diamantes, o trabalho artístico, que lembra muito a cidade de Paraty também e mais”, afirmou o secretário de turismo do município, Ítalo Mendes.

Um projeto integrado com outros munícipios da cordilheira dos Espinhaços, realizado em março deste ano, trouxe ainda mais visibilidade para o destino, que vem realizando tratativas para colocar o produto nas prateleiras de grandes operadoras do País, para comercializar cada vez mais Grão Mogol.

WhatsApp Image 2023 09 05 at 16.38.45 e1694551989978 Grão Mogol: história e natureza se encontram na próxima grande aposta do turismo nacional

Ítalo Mendes, secretário de Turismo do município (Divulgação)

Segundo ítalo, a Cordilheira dos Espinhaços é um dos três grandes destinos de natureza do Brasil, depois da Amazonas e Pantanal. “A diferença é que a cordilheira é 100% brasileira e ainda é pouco explorada. Mas acreditamos que o brasileiro passará a conhecer esta região e por consequência, Grão Mogol será a próxima Tiradentes. Já tem chegado empreendimentos e investidores, pousadas novas, restaurantes, bares e produtos turísticos que tem auxiliado no fomento do turismo local e acreditamos que mais está por vir”, disse.

Há um investimento e aposta muito grande no turismo do munícipio, que recebeu o maior investimento do Sebrae em todo o Estado de Minas para o turismo. Cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos no município e mais R$ 10 milhões de recursos captados através de parceiros.

“Somos ambiciosos mas com pé no chão. Temos certeza dos caminhos que temos tomados e hoje falamos com segurança do potencial que tem o turismo no nosso destino. Quem aposta em Grão Mogol hoje – seja para visitar, falar a respeito ou investir será pioneiro. Apostar e investir no turismo dá resultados, faz as política públicas darem certo e a cidade ser um sucesso. E é isso que temos feito e vamos continuar fazendo”, finalizou.

GALERIA:

Fotos: divulgação

Receba nossas newsletters