Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Ilhabela (SP) dá 10 dicas para aproveitar o destino nesta temporada de verão

Destino se prepara para uma alta temporada promissora e fornece dicas aos viajantes (Foto: Paulo Stefani/ Sectur Ilhabela)

Destino se prepara para uma alta temporada promissora e fornece dicas aos viajantes (Paulo Stefani/Sectur Ilhabela)

Ilhabela é uma das cidades litorâneas mais desejadas pelos turistas no verão. São mais de 40 praias, com a cultura caiçara e a história do arquipélago, diversos atrativos naturais, além de vida noturna animada e gastronomia de ponta. A expectativa do destino para esta temporada é alta, pensando nisso, a secretaria de Turismo de Ilhabela separou 10 dicas para tornar a viagem ainda mais agradável nesse período de alta temporada, amenizando situações estressantes desta época no litoral brasileiro:

1 – Programe sua viagem, reserve sua hospedagem procurando evitar períodos de maior procura. De segunda a quinta-feira a cidade está mais tranquila do que aos finais de semana.

2 – Verifique a possibilidade de um late check out ou early check in em seu meio de hospedagem, isso pode ajudar a fugir dos picos de movimento das estradas ou da fila da balsa.

3 – Antes de viajar, verifique as condições das estradas para não ser pego de surpresa por interdições, quedas de barreiras, acidentes ou trânsito intenso. Tenha sempre alternativas em mente.

4 – É possível saber em tempo real se há fila na balsa. As condições de tempo, como vento e força da maré podem causar lentidão ou mesmo suspender o serviço. Uma alternativa para acessar Ilhabela com mais rapidez e pontualidade é atravessar utilizando o serviço de hora marcada. O sistema de balsas é operado pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Departamento Hidroviário (DH), todas estas informações podem ser encontradas no site.

5 – Evite o trânsito, dê preferência para hospedagens próximas aos principais atrativos que pretende visitar. Veja o que fazer em Ilhabela acessando nosso site.

6 – Provavelmente você já ouviu falar sobre os borrachudos. Sim, eles existem… borrachudos são pequenos mosquitos que precisam de ambientes limpos e água corrente para se reproduzir, a boa notícia é que são um ótimo indicador de preservação ambiental! Para evitar perrengues com estes bichinhos a melhor opção é ter o repelente sempre à mão. Não espere chegar nas praias, trilhas ou cachoeiras para aplicar o repelente, faça isso antes de sair para o passeio e reaplique de tempos em tempos, principalmente depois de entrar na água.

7 – Ilhabela possui uma das orlas mais bonitas do Brasil, e boa parte dela pode ser percorrida de bike. Além de ser um modal de transporte saudável, oferece mais liberdade para explorar as belezas e atrativos à beira-mar.

8 – Experimente conhecer a ilha pelo mar, inclusive existem praias isoladas onde só é possível chegar de barco. Para quem gosta de água e quer ir mais fundo, há a possibilidade de realizar mergulhos.

9 – Vivencie a cultura da ilha. Visite o Museu Náutico para descobrir sobre os naufrágios históricos ou conhecer o último engenho de cana-de-açúcar em funcionamento da ilha na Cachoeira da Toca. A Fazenda Engenho D’água é um programa imperdível, patrimônio tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT, ela é um dos mais importantes e bem preservados engenhos de cana-de-açúcar do litoral brasileiro, sem dúvida uma ótima opção de passeio, inclusive em dias de chuva.

10 – Descubra as belezas da Mata Atlântica, 85% da cidade está em área de preservação ambiental, protegida pelo Parque Estadual de Ilhabela. Se você aprecia o canto e a beleza das aves, é possível encontrar mais de 390 espécies no local. Se superar limites e ter como recompensa uma vista panorâmica da ilha a 1.045 metros de altura é o que está buscando, experimente subir a trilha do Pico do Baepi. Caso esteja buscando momentos de relaxamento e um banho refrescante de cachoeira, as trilhas também são o caminho para isso. Seja qual for a escolha, é indicado sempre a contratação de um guia ou condutor de turismo local.

Receba nossas newsletters