O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, revelou que o país está considerando reabrir para turistas internacionais em junho. De acordo com o The Independent, o Japão estaria se encaminhando para flexibilizar os protocolos de controle de fronteiras no próximo mês para se alinhar com outras nações do G7, que incluem Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, já abertas a turistas internacionais.
Kishida disse que o país “facilitou significativamente as medidas de controle de fronteira” e “introduziria um processo de entrada mais suave semelhante ao de outros membros do G7”. Embora os detalhes dos protocolos de entrada atualizados ou uma data de abertura específica ainda não tenham sido confirmados, os operadores turísticos japoneses disseram que os comentários do primeiro-ministro são suficientes para gerar entusiasmo.
Atualmente, apenas viajantes de negócios, trabalhadores estrangeiros e visitantes pré-aprovados podem entrar no Japão, ainda assim devem fornecer um teste de Covid-19 até 72 horas antes do embarque, preencher os formulários de saúde necessários e reconhecer as regras e regulamentos do país.