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Destinos

Mato Grosso do Sul ganhará plataforma completa de inteligência turística

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FundturMS e Fecomércio assinam acordo para desenvolvimento e implementação de “Big Data” (Divulgação/Fecomércio)

A Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e o Sistema Comércio MS (Fecomércio-Sesc-Senac-IPF) assinaram um termo de colaboração para criar o que promete ser uma das melhores plataformas de inteligência turística entre os órgãos do setor no país. O termo foi assinado pelo diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, e pelo presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.

“Essa ferramenta vai ser fundamental para avançarmos muito na produção e gestão de dados e informações no setor turístico. Vai ser uma das melhores plataformas de big data em órgãos oficiais de turismo no Brasil, senão a mais completa. Isso vai aumentar ainda mais a capacidade de antecipar cenários, já que vamos conseguir antever a busca dos turistas pelo nosso estado, pelos nossos destinos e destinos concorrentes. Isso vai ajudar a traçarmos melhores estratégias de promoção e de captação desses turistas”, ressalta Wendling.

De acordo com o Fundtur-MS, a plataforma permitirá monitorar toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários, durante todo o processo da viagem (seleção do destino e compra, realização da viagem e pós viagem) e compartilhamento, a partir de informações de perfil e comportamento do turista, movimentação aérea, hotelaria, gastos e rastros digitais.

Mergulho no Rio da Prata, em Bonito (MS) (Foto: Divulgação/Embratur)

Ferramenta vai ser fundamental para MS avançar na produção e gestão de dados e informações no setor turístico (Divulgação/Embratur)

Os trabalhos serão iniciados imediatamente, têm validade de dois anos e será executado pelo IPF. “Teremos também uma radiografia mais fiel dos gastos que vão ocorrer no nosso território, vamos ter possibilidades de cruzamento de dados e informações, já que será um sistema bem avançado e que vai nos propiciar muita inteligência de mercado”, complementa o diretor-presidente Edison.

De acordo com o Fundtur-MS, a plataforma permitirá monitorar toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários

A implementação da plataforma será um passo muito importante para o Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS), ao realizar as entregas com base em Big Data e será um complemento ao que já vem sendo executado. No entanto, além de analisar os dados passados, passará a trabalhar com cenários futuros possibilitando antever problemas e incentivando novos negócios e investimentos.

Por meio das análises de Big Data (grandes volumes de dados coletados de forma on-line), mediante técnicas de inteligência turística, possibilita-se identificar e medir dinâmicas turísticas concretas, que subsidiam as tomadas de decisão dos gestores públicos e privados. De modo a obter aspectos fundamentais, tais como:

  • Obter o maior entendimento sobre quais são exatamente os mercados emissores e perfis de visitantes;
  • Entender em profundidade quais são os aspectos relacionados com o destino que é mais comentado pelos visitantes.
  • Obter dados do setor aéreo que permitam compreender o processo de compra e de preferência dos viajantes;
  • Conhecer quais são os padrões de mobilidade pelo território. Perceber onde estão as maiores aglomerações de visitantes.
  • Entender quais são os níveis de satisfação e as dinâmicas de preços da oferta de hospedagem
  • Compilar os indicadores estatísticos da atividade turística do Estado por meio de dashboard
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