O evento Pararraiá, que marca a abertura oficial do primeiro São João da Amazônia, foi inaugurado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em Belém, Pará. O evento é fruto do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e o governo do Pará para promover a Cultura e o Turismo na região, visando atrair cerca de 200 mil pessoas por noite.
O Pararraiá acontece até o dia 16 de junho no estacionamento do Mangueirão, e conta com uma programação diversificada que inclui shows, brincadeiras típicas, apresentação de quadrilhas, espaço gastronômico e outras atrações que destacam a importância econômica e cultural da região Norte.
“O São João da Amazônia, idealizado pelo MTur com o apoio do governo do Pará, faz parte dos esforços do Governo Federal para incentivar o turismo dentro do nosso país, por meio da valorização cultural e consolidação do entretenimento por meio do turismo. Tenho a certeza que o Pararraiá tem potencial para atrair turistas da região da Amazônia e também de todo o Brasil. Nossa cultura e tradições são ricas e têm força para movimentar a economia e gerar renda e empregos”, afirmou Sabino.
O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou que a inclusão de Belém no calendário nacional das festas juninas é um passo importante para fortalecer a cultura local, além de gerar empregos e renda. “É um momento importante em que Belém se consolida na agenda de grandes eventos e isto fortalece a cultura local, a geração de emprego, de renda e fortalece o turismo da nossa capital. Tenho certeza que não será apenas um momento de show, será um momento de cultura popular, de estimular, fomentar e apoiar para que as manifestações culturais do nosso estado possam estar acontecendo”, disse.