Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur, Embratur e Setur-DF vão desenvolver ações de turismo acessível

fcaa9bee-a63f-4a6c-b402-097167427136

MTur assina acordo de cooperação para desenvolver turismo acessível em Brasília (Ascom/MTur)

Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolver o turismo acessível nacional e, mais especificamente, posicionar Brasília (DF) como um destino referência neste segmento. O documento estabelece a execução de ações conjuntas entre as três entidades voltadas aos turistas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

“Este acordo irá contribuir também para o alcance das metas do Plano Nacional do Turismo 2018-2022, em especial, aquelas referentes à ampliação do turismo doméstico e do número de empregos no setor, uma vez que o projeto estimula toda a cadeia produtiva nacional do turismo”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O diretor de Gestão Coorporativa da Embratur, Edson Queiroz, representou o presidente da Agência, Carlos Brito, no evento, e ressaltou que a estratégia de atuação da Embratur será voltada para a promoção internacional de Brasília como destino turístico acessível.

Entre os objetivos do acordo estão estimular o desenvolvimento do turismo acessível no Brasil; aprimorar a oferta turística nacional a partir de capacitações para o trade turístico; fomentar a cadeia produtiva do turismo; impactar a economia e a geração de emprego e renda no país; e construir novas rotas turísticas segmentadas.

AÇÕES – O plano de trabalho do acordo estabelece, entre outros pontos, que será feito, por parte da Setur, um mapeamento de experiências acessíveis no DF e, em conjunto com o MTur, será elaborado um portfólio de rotas e de experiências de turismo acessível de Brasília. Segundo o documento, o MTur será responsável por desenvolver ações para fortalecer e divulgar o destino Brasília como referência em turismo acessível e criar material de qualificação sobre acessibilidade no turismo.

NOVA ROTA – Durante o evento, a secretária de estado de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, lançou o Guia Arquitetônico de Turismo Acessível. A rota, que está no escopo do acordo de cooperação assinado nesta quinta-feira, percorre seis atrativos localizados no Eixo Monumental de Brasília, pelo qual o turista com deficiência é orientado sobre como se deslocar entre os pontos, como acessar cada um desses locais e o que vai encontrar em cada um deles.

Receba nossas newsletters