Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur lança websérie para promover Rotas Criativas do Brasil

O primeiro episódio apresentará as riquezas e diversidade da gastronomia de Belém, capital do Pará.

O primeiro episódio apresenta as riquezas e diversidade da gastronomia de Belém, capital do Pará.

O Ministério do Turismo iniciou uma web viagem guiada pelas cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente como Criativas. A ideia é revelar lugares e vivências de destaque no País, e estimular o turismo nestes locais, favorecendo o reaquecimento do setor no país.

Tornando conhecidos os elementos culturais e típicos de cada região, o primeiro episódio da “Websérie – Rotas Criativas do Brasil”, disponível no Youtube, retrata a gastronomia de Belém (PA). A websérie aponta alguns dos principais pratos e ingredientes da culinária paraense, como pato no tucupi, maniçoba, açaí, tapioca molhada e cachaça de jambu. Em visita ao estado, o viajante pode conferir desde pratos tradicionais a releituras ou mesmo sabores ainda pouco conhecidos.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que o turismo gastronômico tem motivado cada vez viagens e atraído a atenção de países ao redor do mundo. “Somos um País com sabores e temperos únicos. Temos um potencial enorme para nos destacar no cenário mundial e é para isso que temos trabalhado, unindo esforços com outros atores e elaborando projetos que consigam transformar todo esse potencial em realidade”, completou Machado Neto.

Cidades criativas

A Rede de Cidades Criativas, criada em 2004, é uma iniciativa da Unesco, que reconhece esforços de localidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. A rede conta com 295 cidades em 90 países, que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

Dez cidades brasileiras já integravam essa seleta lista e serão retratadas na Websérie – Rotas Criativas do Brasil”. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música, e Santos (SP), no cinema.

Neste mês, outros dois municípios brasileiros passaram a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco: Campina Grande (PB), reconhecida em Artes Midiáticas – única localidade brasileira com o título nesta categoria – e Recife (PE), na Música.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.