Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Revisitando o Brasil, do MTur e Embratur, chega ao RS em sua terceira edição

IMG-20201109-WA0025Cânion Itaimbezinho e seus 5,8 km de paredões    Foto Roberto Castro/MTur

CAMBARÁ DO SUL (RS) – A imaginação corre solta nas alturas e mais ainda num lugar mágico, de múltiplas sensações. A sensorial te leva a lugares por vezes inesperados, mas, com certeza, de sonhos. A visual te impacta de cara pelas imagens panorâmicas e espetaculares de paredões e desfiladeiros, cascatas e vegetação exuberante a perder de vista. Estamos na Terra dos Cânions, na pacata cidadezinha de quase sete mil habitantes Cambará do Sul, ponto de partida para a visitação do maior conjunto de cânions da América do Sul, distante 190 quilômetros da capital gaúcha Porto Alegre.

Aqui retomamos o programa “Revisitando o Brasil” do Ministério do Turismo @mturismo, organizado pela Embratur @embraturbrasil e realizado junto com parceiros e colaboradores do trade. A ação de incentivo ao fomento e retomada do turismo interno pós pandemia já passou por Pernambuco e Minas Gerais. Esta terceira edição focou sua atenção em importantes regiões turísticas de Rio Grande do Sul, como Bento Gonçalves, Gramado, Canela, Cambará do Sul e Porto Alegre.

O exuberante conjunto geológico de Cambará do Sul é de tirar o fôlego. Ele é pontuado por 60 cânions distribuídos ao longo de 200 quilômetros de extensão de um território rasgado há 130 milhões de anos, quando um dos maiores acontecimentos geológicos da terra provocou a separação dos continentes, dividindo América do Sul e África. Nessa imensidão territorial estão os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. Por lá, sem se preocupar com o tempo, entre caminhadas por trilhas e mirantes para observação e contemplação de uma bela e por vezes fugaz imagem preenchida por bruma, só o vento tem pressa.

IMG-20201109-WA0023Paredões rochosos com mais de 750 metros de altura  Foto Roberto Castro/MTur

O Cânion Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza são os atrativos mais conhecidos e procurados na região. Em dez anos, o número de visitação em ambos os parques nacionais triplicou, passando de 75 mil visitantes para mais de 220 mil em 2017.

Cânion Itaimbezinho

Considerado o mais famoso, o Cânion Itaimbezinho está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, distante 18 km do centro de Cambará do Sul. Os paredões medem 5,8 km de extensão, a largura varia entre 200/600 metros e 720 metros de profundidade. A visitação acontece de terça a domingo. Na parte de cima podem ser realizadas as trilhas do Vértice e do Cotovelo, ambas com mirantes para a contemplação de paredões e cachoeiras.

Cânion Fortaleza

Se o Itaimbezinho é o mais famoso, o Cânion Fortaleza é o mais exuberante. Fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul. As dimensões impressionam tanto quanto a sua beleza. São 7,5 km de extensão, dois mil metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. Na parte de cima muitos caminhos podem ser percorridos, como as trilhas Pedra do Segredo, Intermediária, Estacionamento e do Mirante.

IMG-20201109-WA0020Cascata Véu de Noiva ao fundo         Foto Roberto Castro/MTur

Concessão de parques

Ainda este ano, provavelmente os parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, serão concedidos à iniciativa privada. O Ministério do Meio Ambiente já assinou a concessão dos parques. Essas unidades de conservação totalizam, juntas, uma área de cerca de 30,4 mil hectares.

Companhias brasileiras e estrangeiras poderão participar da exploração dos serviços turísticos com investimentos de R$ 227 milhões ao longo de 30 anos. A concessão visa fortalecer a proteção ambiental por meio da promoção do ecoturismo e do desenvolvimento econômico das comunidades do entorno.

 

Receba nossas newsletters