
O ano de 2024 também foi marcado pelo aumento dos investimentos no setor hoteleiro (Banco de Imagens/ Pexels)
A hotelaria de Ponta Grossa, no Paraná, manteve sua taxa de ocupação em 60% em 2024, o mesmo índice registrado no ano anterior. Os dados foram apresentados pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau. Outubro e agosto foram os meses com maior movimento, com taxas de ocupação de 68% e 67%, respectivamente.
O feriado da Proclamação da República, em novembro, foi um dos destaques do ano, com 90% de ocupação, marca não vista desde 2019. O Agroleite, evento agrícola realizado entre 6 e 9 de agosto, também impactou a hotelaria de Ponta Grossa e cidades vizinhas, como Castro e Carambeí, lotando os hotéis da região.
Leandro Ribas, presidente do Convention, considera positiva a estabilidade na taxa de ocupação. “Estamos recuperando nossa força, atraindo mais eventos e pessoas que acabam consumindo e conhecendo nossos atrativos turísticos”, afirmou.
O ano de 2024 também foi marcado pelo aumento dos investimentos no setor hoteleiro. Grandes redes, como Bourbon Hotéis e Ibis, abriram novas unidades na cidade, além da chegada do Ramada Encore. Com isso, Ponta Grossa se consolidou como um destino estratégico para o turismo e eventos no Paraná.
Alecsandra Hipólito, gerente do Premium Vila Velha Hotel, destaca o crescimento do turismo na cidade. “Esse crescimento está chamando a atenção de grandes redes, não só dentro do Paraná, mas em todo o Brasil”, comentou. Nos últimos dez anos, o município viu a inauguração de diversos empreendimentos, incluindo o retorno do Slaviero Hotéis, e o investimento de redes como Nobile Hotels & Resorts no Ponta Grossa Plaza Hotel.
O presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, Daniel Wagner, celebrou o desempenho do setor. “Estamos vendo nossa cidade se tornar um dos principais destinos para eventos e turismo, impactando positivamente o setor socioeconômico”, disse.
Lucas Klas, presidente da Abrasel Campos Gerais, reforçou que o movimento turístico reflete diretamente nos estabelecimentos de alimentação. “Vimos muitos turistas em bares e restaurantes, o que é ótimo, pois demonstra que nosso destino está sendo reconhecido e divulgado”, pontuou.