Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Portugal pode contar com MTur para restabelecer fluxo de turistas, diz ministro

O ministro do Turismo, Gilson Machado, participou nessa terça-feira (23), por meio de videoconferência, da abertura do II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios. O evento online reúne acadêmicos, profissionais e lideranças do turismo para trocar experiências com vistas à retomada sustentável do setor. Segundo ele, Portugal pode contar “conosco para restabelecer e aumentar o fluxo bilateral de visitantes brasileiros e portugueses”.

772bb1c6-d589-4d90-8aca-2cc99ed03db2

Gilson Machado Neto e Carlos Brito, presidente da Embratur, participam da abertura do fórum (André Martins/MTur)

“Como Portugal é um dos países historicamente mais parceiros do Brasil, as viagens internacionais ao Brasil devem começar pela retomada com voos de Portugal. Portugal sempre teve a maior conectividade do Brasil com a Europa. Então, o potencial para alavancar esse fluxo é imenso. Recebíamos cerca de 176 mil portugueses por ano no país e quase 94% tinham interesse em voltar, principalmente para destinos de sol e praia”, justificou Machado Neto.

O ministro do Turismo também apontou a recuperação do turismo no Brasil a partir de ações adotadas pelo governo federal em meio à pandemia. Machado Neto citou iniciativas como a regulamentação das relações de consumo, a disponibilidade de crédito por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), a criação do Selo Turismo Responsável – que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid no setor – e autorização à volta de cruzeiros marítimos.

“Como Portugal é um dos países historicamente mais parceiros do Brasil, as viagens internacionais ao Brasil devem começar pela retomada com voos de Portugal. Portugal sempre teve a maior conectividade do Brasil com a Europa”

O evento contou com a realização do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau (JFCVB) e da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FCVB-RJ), apoiada pelo Ministério do Turismo e Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

A videoconferência também teve a participação do presidente da Embratur, Carlos Brito; da vice-presidente do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, Thaís Lima; do presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega; do presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Machado, entre outros.

Receba nossas newsletters