A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na última terça-feira (18), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o calendário esportivo oficial da cidade. A iniciativa, em parceria com o Visit Rio e a Riotur, reúne em um único site todos os eventos esportivos legalizados, que serão atualizados conforme novas atividades forem confirmadas.
A previsão é de que 350 eventos esportivos ocorram no Rio em 2025, sendo 190 corridas de rua. Segundo o Visit Rio, 117 desses eventos devem atrair aproximadamente 690 mil competidores, com impacto econômico estimado em R$ 2,2 bilhões. Em 2024, a cidade sediou 322 eventos esportivos, movimentando R$ 1,4 bilhão.
“O lançamento do calendário é um passo importante para atrair mais eventos e fortalecer o setor no Rio. O trabalho começou em 2023, em parceria com o Visit Rio, permitindo um monitoramento mais transparente sobre o impacto dos eventos na cidade”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Os eventos serão incluídos no calendário conforme obtiverem alvarás, processo que pode ser realizado pelo site Carioca Digital. Entre os destaques de 2025 estão o Rio Open, Sail GP, Liga das Nações de Vôlei, Mundial de Ginástica Rítmica e a Maratona do Rio. O Visit Rio aponta que o esporte tem papel relevante na atração de eventos. Em 2024, 16,05% dos 485 eventos que impulsionaram o turismo na cidade foram esportivos. O setor de entretenimento representou 15,84%, seguido pelo setor de medicina, com 12,14%.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, destacou a relevância do Rio no cenário esportivo internacional. “Quando tentamos levar um campeonato para o Brasil, sempre perguntam: ‘É no Rio?’. Isso mostra a importância da cidade nesse cenário”, afirmou.
O Visit Rio mapeou 73 grandes eventos esportivos que o Rio pode sediar até 2033, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, o Mundial de Ginástica e o Mundial de Remo. O Rio também concorre para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031, eventos da NFL, NBA e o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2027.
Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio, reforçou o potencial da cidade. “O Rio é uma cidade olímpica, um título raro e valioso. O esporte sempre foi uma característica forte do Rio, especialmente os esportes ao ar livre”, disse.