Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Salvador e Bahia lideram intenção de viagens no Brasil, diz pesquisa da Secult

ghghg

Pablo Barrozo, secretário de Turismo de Salvador

A Secretaria de Turismo e Cultura de Salvador (Secult) apresentou os dados de uma pesquisa realizada recententemente sobre os impactos da Covid-19 e os novos comportamentos dos turistas na cidade no período pós-pandêmico, em live realizada nesta quinta-feira (20) com a participação do próprio secretário de Turismo de Salvador, Pablo Barrozo. O destaque fica por conta de Bahia e Salvador liderarem a intenção de viagens no Brasil.

A Pesquisa de Sondagem Turística, realizada entre os dias 9 e 22 de julho com 1,6 mil entrevistados, revelou que Salvador lidera o ranking das cidades na intenção do turista para a próxima viagem dentro do Brasil com 9,87%, mais do que o dobro do registrado pelo Rio de Janeiro (4,62%). Completam o ranking Recife (4,46%), Fortaleza (3,66%) e Natal (3,18%). “Estamos na liderança de intenção de viagem com mais do que dobro do Rio”, disse Pablo.

O mesmo acontece entre os estados. A Bahia lidera a intenção de viagens com 18,2%, seguida de São Paulo (11%), Rio de Janeiro (10%), Pernambuco (8%), Espírito (7,4%) e Minas Gerais (6,4%). “O Ceará, por exemplo, tão próximo de nós, com hub e todo um turismo voltado para Sol & Praia, está bem abaixo da Bahia na pesquisa com 4,9%, mesmo com todos os investimentos feitos nos últimos anos”, destacou Barrozo.

fgfgfgf

Sondagem foi realizada pela secretaria de Turismo e Cultura de Salvador (Divulgação)

Ainda de acordo com a pesquisa, 35,8% dos entrevistados tiveram que cancelar suas viagens; 21,7% tiveram ajuda dos agentes de viagens para o cancelamento/remarcação; e 53% afirmaram ter vontade de viajar no pós-pandemia. Agora com relação aos motivos que os entrevistados escolheram Salvador e Bahia como destinos para a próxima viagem, 29% acreditam que há muitas atrações em meio a natureza ou a céu aberto; e 15% destacam as praias desertas.

“Temos que destacar a importância do Turismo para nossa cidade, uma cadeia produtiva que responde por 20% da economia de Salvador. Lançamos as ações que teremos condizentes com o atual momento, com a realidade da cidade e da pandemia, com o foco principal na chegada dos turistas com toda a segurança”, destacou o secretário. “O turismo hoje emprega 1/4 dos pais e mães de famílias de Salvador, que precisam de um planejamento para reestruturar seus negócios”, completou.

Receba nossas newsletters