Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Secretaria de Cultura e Turismo de MG celebra sucesso do projeto ‘Arte Salva’

Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

A secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais já celebra o sucesso do projeto “Arte Salva”, que tem o objetivo de ajudar profissionais do setor cultural em meio a este difícil momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Iniciado em maio, o projeto conseguiu arrecadar mais de 60 toneladas só nos últimos 45 dias, em parceria com entidades e empresas mineiras, para distribuir cestas básicas e ajudar os mais necessitados neste momento.

Esta é uma das medidas que a Secretaria de Turismo e Cultura de MG está tomando antes de poder voltar a fomentar o turismo e a cultura como um todo, gerando emprego e renda. Houve um engajamento de todo o setor, em termos humanitários, dentro de uma programação que acaba beneficiando também o Turismo, justamente por estar aliado às questões culturais, como a produção de cultura e arte em diversas partes do estado de MG.

O secretário Leônidas Oliveira destacou o papel da ação, especialmente num momento tão sensível para o Turismo e Cultura em Minas Gerais. “O momento é de dar proteção aos artistas, guias do turismo e comunidades tradicionais com alimentos, formação e fomento à produção artística por meio online. Nesse sentido, o ‘Arte Salva’ propicia para além da entrega de alimentos, editais que auxiliem os equipamentos culturais e turísticos como museus, artesãos e grupos culturais, bem como a promoção da das paisagens de Minas, parte essencial da nossa ‘mineiridade'”, destacou.

Ainda de acordo com o Leônidas, Cultura e Turismo em transversalidade de ações potencializam-se mutuamente, dinamizando a economia criativa em Minas Gerais, onde 70% do Turismo é cultural. “É um estado onde a gastronomia também tem papel fundamental, funcionando como elo de ligação entre os 44 circuitos que conformam a estruturação territorial das políticas de Turismo, bem como as ações de promoção e fomento de forma descentralizadas”, destacou.

Receba nossas newsletters