Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Temporada de observação de baleias em Santa Catarina começa em julho

PHOTO-2020-06-04-17-26-47

A aposta do ecoturismo como estratégia de visitação em espaços ao ar livre, sem aglomeração e com distanciamento social é uma das tendências do turismo em todo o mundo, no cenário pós-pandemia (Carolina Bezamat/SCPAR Porto de Imbituba)

Daqui algumas semanas começa oficialmente a temporada de observação de baleias franca em Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades que formam o destino turístico Rota da Baleia Franca. Este é o período de migração e reprodução das baleais francas, que acontece todos os anos durante o inverno no litoral sul de Santa Catarina. De julho a outubro, essas gigantes migram da Antártida em busca de águas quentes e mais calmas para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes.

As três cidades que formam o roteiro turístico, justamente em meio a esse novo cenário mundial, começam a se preparar para receber as baleias e com elas, visitantes e turistas. Agora o “novo normal” vai exigir que os passeios sejam mais seguros no quesito saúde. A retomada do turismo pós pandemia deverá ser cautelosa, seguindo os critérios de segurança e saúde, pelo grupo de empresários, guias de turismo, artesãos e condutores ambientais que integram a Rota da Baleia Franca.

“Queremos proteger o nosso território, tomando o cuidado para seguir todas as determinações e normas para receber os turistas, protegendo também nossa comunidade. Acreditamos que mantendo esta postura de cautela, poderemos ter uma temporada ideal para este novo turismo que está surgindo, pois durante a temporada da Baleia já somos uma região com baixa densidade turística”, avalia o coordenador da Rota da Baleia Franca, Felipe Uszacki.

A aposta do ecoturismo como estratégia de visitação em espaços ao ar livre, sem aglomeração e com distanciamento social é uma das tendências do turismo em todo o mundo, no cenário pós-pandemia. Os passeios conduzidos por guias de turismo e condutores ambientais da RBF deverá seguir o Manual de Boas Práticas, com recomendações de procedimentos sanitários para a operação de atividades de turismo de natureza, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

A Rota

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

O grupo é formado por empresários envolvidos na cadeia turística, entre eles proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas, artesãos, guias de turismo e condutores ambientais de Laguna, Imbituba e Garopaba.

Receba nossas newsletters