Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Turismo movimentará R$ 3,5 bilhões no RJ durante o Carnaval, diz Fecomércio

Rio de Janeiro foi a cidade com maior número de reservas de turistas internacionais em 2018

O turismo interno deslocará 18,2% da população, equivalente a 2,3 milhões de pessoas dentro do Rio de Janeiro

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), o turismo interno fluminense movimentará cerca de R$ 3,5 bilhões durante o Carnaval. De acordo com a pesquisa realizada com 500 consumidores em todo o estado, 26,2% da população adulta do estado viajará no feriado para destinos no próprio estado, interestaduais e internacionais, totalizando um fluxo de 3,3 milhões de pessoas.

O turismo interno deslocará 18,2% da população, equivalente a 2,3 milhões de pessoas dentro do Rio de Janeiro. “A pesquisa revela a importância do carnaval como um período de diversão e/ou descanso para uma população que circula e consome serviços neste período. Esse é um fértil movimento que faz girar a roda da economia, gerando renda de forma espalhada e empregos, mesmo que sazonalmente. A ideia é trabalhar para que mais pessoas circulem e visitem o Rio de Janeiro”, disse Otavio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro.

A pesquisa também verificou que 45% das pessoas que vão viajar planejaram sua viagem através de aplicativos de reserva de hospedagem, compra de passagens, aluguel de carros, entre outros. O transporte terrestre será o meio principal de deslocamento, utilizado por 79,3% dos entrevistados. Neste valor, 59,5% são equivalentes ao uso do carro e 19,7% a ônibus. O transporte aéreo representou 15,3% das respostas.

Em relação à hospedagem, hotéis, pousadas e albergues totalizam 35,9% dos casos, seguido por casa/apartamento de conhecidos e familiares (35,1%), casa/apartamento próprio (13,7%), casa/apartamento alugado por temporada (9,9%) e acampamento (3,8%).

Quanto ao destino escolhido, 66,4% dos entrevistados afirmaram que questão financeira foi o principal critério de escolha.Quando perguntados em relação a influências externas, 62,6% afirmaram terem sido influenciados por dicas de amigos e parentes, 26,7 encontraram dicas nas redes sociais, 11,% em filmes e 10,7% na TV. 22,8% disseram não ter sofrido influência alguma. 15,7% dos participantes da pesquisa disseram ter escolhido um destino específico para fugir do Carnaval, enquanto 11% buscaram destinos que contassem com programações especiais para o feriado.

Receba nossas newsletters