Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

União Europeia acaba com testes e restrições para viajantes com Certificado Covid-19

green pass união europeia passaporte verde certificado

Estados membros da UE vão acabar com todas as restrições à livre circulação de viajantes que possuam um certificado digital de Covid-19

A União Europeia anunciou uma série de mudanças, nesta terça-feira (25), relacionadas às restrições de viagens criadas com a pandemia. Entre elas, regras baseadas em cada viajante e não mais no seu país de origem. Os estados membros aprovaram a mudança que começa a valer a partir do dia 1° de fevereiro.

Com isso, os estados membros da UE vão acabar com todas as restrições à livre circulação de viajantes que possuam um certificado digital de Covid-19 (que ateste que foram vacinados com pelo menos duas vacinas nos últimos 270 dias, um certificado de recuperação da infecção pelo coronavírus ou um teste negativo realizado no últimas 72 horas).

“Isso significa que o status de vacinação, teste ou recuperação de um viajante, conforme evidenciado por um certificado digital válido, devem ser o principal determinante”, disse o Conselho da União Europeia. “Uma abordagem baseada em cada indivíduo simplificará as regras e fornecerá clareza e previsibilidade aos viajantes.”

Os viajantes sem um certificado Covid-19 digital da UE terão que realizar um teste negativo 24 horas antes ou depois da chegada, embora crianças menores de 12 anos estejam isentas desta obrigação. “Este acordo coloca o Certificado Digital de Covid da UE no centro de nossa abordagem coordenada”, disse a Comissária de Saúde da UE, Stella Kyriakides. “É importante que os membros acompanhem este acordo e implementem as regras sem demora.”

Receba nossas newsletters