A Atlantica Hospitality International, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2023 que comunica, entre os destaques, o anúncio que 61% dos cargos de liderança em sua estrutura são ocupados por mulheres. O levantamento da administradora anuncia os principais resultados conquistados nas frentes ambiental, social e de governança, legitimando a estratégia sustentável da empresa tendo a agenda ESG como alavanca para os objetivos de negócio da companhia.
“Queremos de fato impactar a sociedade. Nosso momento de transformação organizacional que, juntamente com o propósito de cuidar de ‘cada um’ que confia na gente, propõe a diversidade, equidade e inclusão como premissa. Por isso, continuamos agindo para tornar a nossa rede um lugar cada vez mais acolhedor para todas as pessoas”, explica Flavia Buiati, VP Financeira e Jurídica da Atlantica, que também é embaixadora do Aja, programa ESG da administradora.
Além da representatividade de mulheres na Atlantica ser 10 pontos percentuais maior do que a demografia nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o time da administradora é 4 pontos percentuais mais diverso do que a população brasileira no recorte de orientação sexual. Ainda em comparação com o estudo, em relação à raça e etnia, 56% dos colaboradores se autodeclaram pretos e pardos.
Somada à temática social, a Atlantica alcançou evoluções importantes na frente ambiental. Com foco na utilização de fontes renováveis de energia, 64% os hotéis da rede já possuem contratos com fornecedores de energia limpa. Outro fato relevante é que 33% dos empreendimentos já utilizam placas solares para aquecimento de água.
No que tange ao consumo de água, por meio do projeto ‘Água na Medida’, ao fim de 2023, 100% dos hotéis administrados pela companhia concluíram seus planos de redução do consumo. Além disso, a maior parte dos empreendimentos integrantes do projeto já começou a implantar as medidas mapeadas. Portanto, a expectativa é ter os resultados mensuráveis ainda em 2024.
Na temática governança, além da priorização de melhores práticas relacionadas à transparência, a Atlantica traz como resultado de destaque o CSC, Centro de Serviços Compartilhados, que fechou 2023 com 65% de adesão dos empreendimentos.
“A centralização do CSC RM (Revenue Management) foi o principal impulsionador do aumento do Valor da Diária Média (ADR) dos hotéis que contratam esse serviço. Isso porque a gestão de preços de inventário de quartos é feita de maneira inteligente e automatizada, com a distribuição realizada para os inúmeros canais de vendas, com precificação flutuante”, acrescenta Flavia.
“Sabemos que o nosso negócio tem grande repercussão social, pois contratamos muitos profissionais na base, formamos pessoas e temos um papel de inclusão e de mobilidade muito representativo. Também temos consciência do nosso impacto ambiental, bem como da responsabilidade que é administrar ativos de alto valor. Assim, agir por um mundo melhor, buscando repercutir positivamente na sociedade, é uma realidade em todos os nossos empreendimentos. O cuidado com o nosso time e com as pessoas de forma geral está na nossa essência”, finaliza a embaixadora do Aja.
Para esse ano e os próximos, a Atlantica possui metas de sustentabilidade ambiciosas de curto e médio prazos:
- Água: Até o final de 2024 obter 100% dos hotéis administrados pela rede com plano de redução de consumo de água; e até 2028, obter a redução de 15% de m3/RNE (metros cúbicos por quartos ocupados);
- Energia: Possuir 100% dos empreendimentos usando energias renováveis até 2025, além de ter 10% de redução de kWh/RNE (kilowatt-hora/ quarto ocupado) até 2028;
- Plástico: Trocar embalagens de amenities em miniatura por dispensers reutilizáveis, além de eliminar recipientes plásticos de uso único em todos os hotéis até o final do ano;
- Resíduos: Ter 100% dos hotéis executando o programa de pesagem do lixo gerado até 2024;
- Social: Ter uma demografia interna mais diversa e inclusiva do que a sociedade em que estamos inseridos. Além disso, por meio do projeto Infância Livre, arrecadar R$ 250 mil em doações para a Childhood Brasil;
- Governança: Implantar o app (aplicativo) para investidores, além do portal já existente, bem como um plano de mitigação de riscos para todos os hotéis. O objetivo é também lançar um documento único que contemple todos as normas, manuais e políticas da administradora.