Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Atrio anuncia criação de núcleo de inovação

atrio e1679689935800 Atrio anuncia criação de núcleo de inovação

Paulo Mélega, VP de Operações (Divulgação)

A Atrio Hotel Management acaba de anunciar a criação do HospTech, um núcleo de inovação dedicado a buscar soluções que melhorem a experiência do cliente e aumentar eficiência operacional e financeira dos empreendimentos. Para estruturar a área houve a contratação de Luciano Procópio, como coordenador de Inovação. Houve ainda, a criação um Comitê Multidisciplinar com profissionais das áreas de Operações, TI e Marketing.

“A hotelaria carece de mudanças em seu modelo de gestão, operação e de interação com os hóspedes, pois já faz muitos anos que os processos são executados praticamente da mesma forma”, diz Paulo Mélega, VP de Operações e líder da nova área. “Procópio tem muita experiência em inovação de outros setores, mas não vem da indústria da hospitalidade, o que era uma premissa do cargo para nos forçar a pensar de forma diferente”, pontua Mélega.

Segundo Luciano Procópio, o plano para este ano é testar cerca de 30 inovações em hotéis-piloto, aprovar cerca de 10 soluções encontradas e calcular seus impactos. Com base no diagnóstico realizado em janeiro, o grupo de trabalho mapeou 55 desafios e definiu oito propostas que já estão sendo testadas.

As teses validadas serão implantadas na companhia como um todo em um cronograma que começa em maio e tem duração prevista de até oito meses, de acordo com a complexidade. Além do grupo formado internamente, a Atrio contratou a Fábrica de Criatividade, uma consultoria externa que trará conceitos e metodologias relacionadas à inovação durante o primeiro ano de projeto.

“Dependendo da eficácia e da viabilidade, estenderemos a solução para os demais hotéis. A ideia é fazer pelo menos três testes por mês até dezembro e, bimensalmente, iniciar a implantação de duas soluções”, explica.

Mélega reforça o pioneirismo da Atrio ao criar um ecossistema voltado à inovação, uma cultura organizacional que considera não só o feedback dos clientes como as propostas do público interno. “O HospTech é um projeto perene, uma nova área que veio para ser estruturada e permanecer dentro da companhia na busca constante pela inovação que pode ser tanto fazer algo de forma diferente como até descartar as que não fazem mais sentido. Inovação não é só tecnologia, é também deixar de fazer algumas coisas”, afirma Procópio.

Receba nossas newsletters