Na tarde desta quinta-feira (08), o Senado debateu o projeto de lei dos Jogos de Azar. Representantes do Turismo nacional como Manoel Linhares, presidente da Abih Nacional e Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo marcaram presença para defender a legalização da pauta. Em sua fala final, o senador Irajá (PSD-TO), relator da proposta – que comandou o debate, afirmou que se for do entendimento do presidente da casa, o projeto deverá ser votado já nas próximas semanas.
“Enxergo que devemos aprovar a matéria e depois estudar a regulamentação e trazer o potencial que o Brasil oferece no setor de turismo com a aprovação deste PL. Nós temos um povo trabalhador, um povo hospitaleiro, um povo acolhedor, nós temos a mão de obra qualificada, nós temos várias vantagens que podemos oferecer aos turistas de todo o planeta e fazer do turismo brasileiro, como eu disse e repito, uma nova vocação brasileira”, disse Irajá.
“Nós temos a condição de tornar o turismo uma potência mundial, assim como já é o na produção de energia renovável. O Brasil, de forma muito objetiva, é reconhecido em todo o mundo como um país que tem essas duas grandes vocações, e nós podemos tornar essa vocação, que ainda está adormecida, que é o turismo, em uma grande indústria geradora de emprego, renda, de oportunidades ao país, e eu acredito, com todo o respeito, que a legalização do jogo responsável, com critérios, sendo fiscalizado, é muito importante”, complementou.
O senador reforçou que a aprovação pode ser um grande indultor do turismo brasileiro e afirmou que o debate deve seguir nas próxima semanas. “Nós provavelmente devemos votar essa matéria, se houver um entendimento do presidente da casa juntamente com o colégio, já nas próximas semanas, para que a gente possa entregar ao país uma nova legislação e que possa ter tempo ainda, de que o governo se organize, para que o ano que vem, haja já os estímulos e que haja também já influência na aprovação dessa nova matéria”, finalizou Irajá.