Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fornatur se reúne com Ministério do Turismo e pede apoio ao trade

Bruno Wedling, presidente do Fornatur e da Fundtur-MS

Bruno Wedling, presidente do Fornatur e da Fundtur-MS

Em reunião por videoconferência na última quinta-feira (19), o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) esteve com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e equipe do ministério para tratar de ações emergenciais de apoio aos empresários do trade turístico brasileiro, afetados economicamente pela pandemia de Coronavírus (Covid-19).

Considerando os impactos negativos do período, o Fornatur solicitou vários encaminhamentos ao MTur que darão suporte financeiro ao empresário, como a obtenção de recursos para fluxo de caixa para as empresas do trade turístico, facilidade de acesso ao crédito para empreendedores, redução de juros, revisão de questões tributárias, contratos de trabalho e outros temas ligados ao emprego.

O Fornatur solicitou posicionamento do Ministério na elaboração e implementação de ações de comunicação com orientações uniformes e estratégicas de atuação para serem disponibilizadas a todos os órgãos oficiais de turismo, bem como a todo o trade turístico das Unidades Federadas, além de uma equipe do MTur à disposição dos estados, em tempo real, para a gestão da crise. Foi criado um grupo de comunicação entre o MTur e o Fornatur para troca frequente de informações para que elas possam ser repassadas ao setor.

A pasta está trabalhando na campanha publicitária digital “Não cancele, remarque” para evitar a queda das empresas e assegurar o direito do consumidor em exercer suas férias em outro momento. Também foi discutida a construção coletiva, juntamente com o Fornatur, de estratégias de promoção e divulgação do turismo nacional e internacional na retomada do turismo.

Outro pedido é a intermediação do MTur junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que as concessionárias de energia elétrica estaduais construam uma política para que as empresas de turismo paguem o consumo real da energia elétrica e não consumo mínimo, como é atualmente, já que ele será bem menor nesse período de pandemia.

Para Bruno Wendling, presidente do Fornatur e diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, é imprescindível a participação do Fórum na criação de ações emergenciais em favor do trade turístico nesse momento.

“O Fornatur hoje tem condições de influenciar, articular e ajudar nas decisões do Governo Federal e estamos empenhados nisso. O Ministério, por sua vez, tem mostrado muita abertura para nossas reivindicações e transparência nas ações. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para minimizarmos as perdas dos empresários de turismo de cada estado do país”, ressalta.

Receba nossas newsletters