Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur celebra recorde de prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur

Documento tem como objetivo orientar a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo; Fabio Pinheiro, do MTur, durante evento (Foto: Eric Ribeiro)

Fabio Pinheiro, do MTur (Eric Ribeiro/M&E)

O Ministério do Turismo celebra as conquistas da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) encerra 2022 em 2022. A secretaria é responsável pela realização de ações de promoção, qualificação, formalização do setor de turismo, desenvolvimento de programas de estruturação e aumento de competitividade de destinos turísticos, a

“Estamos muito felizes com as entregas feitas em 2022, iniciativas que certamente mudarão a cara do turismo no Brasil, conferindo mais competividade aos nossos destinos e, mais do que isso, mudando a realidade social e econômica dos municípios por meio do turismo”, avalia o secretário da SNDTur, Fábio Pinheiro.

Destaque para o recorde histórico de mais de 143 mil prestadores de serviços turísticos cadastrados junto ao Cadastur, um crescimento de 87% em relação a dezembro de 2018. Outro importante marco comemorado em 2022 foram os cinco anos das ações de fiscalização de empreendimentos turísticos com cadastro obrigatório realizado pela equipe de fiscalização da Pasta, paralisado durante a pandemia e reiniciado em 2021.

Além disso, ao longo de 2022 foram ofertadas 30 mil vagas em 15 cursos de qualificação profissional. Outra iniciativa inovadora lançada neste ano foi o Would You Like, método inovador de qualificação do idioma inglês voltado para prestadores de serviços turísticos. Para permitir que profissionais do turismo de todos os segmentos tenham acesso ao método, o Ministério do Turismo disponibilizou em seu canal do YouTube, 20 episódios com cerca de cinco minutos.

INTELIGÊNCIA DE MERCADO – Um foco importante do trabalho da SNDTur diz respeito a estratégias de posicionamento dos destinos brasileiros e uma das ações prioritárias desenvolvidas foi a estruturação do Destino Turístico Inteligente (DTI). Em agosto foi apresentado, ainda, o Manual Metodológico DTI Brasil, que orienta o processo de implantação de destinos do tipo (AQUI) e as cidades integrantes do projeto-piloto receberam certificados de “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em Transformação”.

No campo da estruturação de roteiros e posicionamento de destinos, destaque para a segunda edição do projeto Experiências do Brasil Rural, uma parceria do MTur com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2022, seis roteiros – cadeias produtivas do café, cachaça, farinha e mel — foram selecionados.

Ainda em 2022, a Pasta realizou o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, em Paraty (RJ), ocasião em que apresentou seu Programa Nacional de Turismo Gastronômico – Gosto Pelo Brasil. Iniciativa que prevê ações de estruturação e promoção com o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento, valorizando a diversidade e singularidade de sua gastronomia e contribuindo diretamente para a ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional.

No campo do turismo de natureza, o ano de 2022 foi marcado por avanços significativos na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), parceria do MTur com o Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em novembro, a SNDTur lançou o documento “Trilhas do Brasil: manual de estruturação e promoção turística das Trilhas de Longo Curso”, ferramenta essencial para o desenvolvimento de produtos turísticos nas trilhas de longo curso brasileiras.

O Turismo Responsável também foi uma preocupação da secretaria com o avanço em importantes políticas públicas como o Selo Turismo Responsável que estabeleceu protocolos sanitários para 15 atividades da cadeia turística, alcançando mais de 31,9 mil selos emitidos em todo o Brasil.

Destaque também para os avanços no Código de Conduta Brasil, programa com foco na prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Para fortalecer a iniciativa, o Ministério do Turismo firmou parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e lançou — em junho de 2022, o projeto, no âmbito do Programa Abrace o Marajó, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A Pasta promoveu, ainda, oficinas de sensibilização sobre o tema com a comunidade local.

PROMOÇÃO – No campo da promoção de destinos, destaque para o vídeo promocional sobre a importância do turismo náutico para o desenvolvimento do país. Outra importante entrega diz respeito ao lançamento da Websérie Cidades Criativas com 12 episódios contando um pouco mais sobre as cidades que integram a Rede UNESCO de Cidades Criativas. Vale ressaltar que os títulos são um importante diferencial competitivo para os municípios detentores.

O retorno dos festejos juninos foi tema de uma campanha nacional com foco em uma das principais festividades do Brasil e cuja ausência representou perda financeira importante para os destinos. As peças veiculadas na TV Aberta estimularam os brasileiros a viajarem para aproveitar o retorno das festas.

Receba nossas newsletters