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Turismo Digital

5 Dicas para bombar as Redes Sociais em 2022

Felizmente a vacinação no Brasil tem resultado em queda nos números de novos casos, internações e óbitos. Aos poucos, as restrições vão diminuindo, as viagens internacionais e os eventos presenciais são retomados. Excelente notícia para todos que trabalhamos na hospitalidade.

É fato que todos nós ficamos mais digitalizados e,  por consequência, passando mais tempo nas redes sociais. Somos 150 milhões de brasileiros, ou seja, 70,3% da população, dedicando em média 3h42 por dia nas redes sociais, segundo relatório de 2021 da Hootsuite.

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Também não é novidade que os viajantes brasileiros se inspiram, fazem buscas e planejam suas viagens em função do conteúdo que consomem nas redes sociais. Uma grande parte deles, aliás, descobre marcas, produtos e serviços nessas mídias, principalmente no Instagram.

O maior número de marcas presentes nas redes sociais e o incremento do conteúdos compartilhados aumentaram a concorrência entre as marcas e diminuíram o alcance das postagens. Assim, cada vez mais, as marcas de turismo terão que desenhar estratégias para ganhar relevância, gerar engajamento e converter leads nas redes sociais.

Então, aqui vão 5 estratégias para marcas de turismo bombarem suas redes sociais na próxima temporada:

  1. Foco nos vídeos curtos

Os vídeos curtos e divertidos explodiram em popularidade durante a pandemia, impulsionando o pioneiro Tiktok para dois bilhões de downloads. Esta rede social cresceu e incomodou o Instagram, que anunciou algumas mudanças. Agora, os vídeos curtos, principalmente os Reels, ganham ainda mais relevância na plataforma.
Esse formato de conteúdo chama mais atenção do usuário e as empresas precisam entender essa nova linguagem de comunicação e avaliar como atuar nessas mídias. Em 30 segundos, os vídeos criados pela Turespaña na campanha “Te merece España”, engajam demais com o público alvo e deixam qualquer viajante aguado para conhecer ou voltar ao país.

Agências, hotéis e influenciadores têm usado esses recursos, com excelentes resultados para as marcas. Nem sempre vídeos demandam grandes produções, mas sim muita criatividade. Comece a gravar vídeos, compartilhando as novidades e veja como sua audiência reage.

  1. Atenção às viagens de revanche

Após o adiamento dos eventos de vida e tradições sazonais, as pessoas estão ansiosas para celebrar as ocasiões especiais. Os viajantes estão planejando férias, escapadas, aniversários, reuniões familiares e etc. Eles recorrem às mídias sociais para ter ideias.
É importante participar dessa conversa no início da jornada de compra do viajante, mostrando conteúdo que geram interesse e descoberta da marca.
A dica é: mostre a oportunidade de celebrar o tempo perdido, proporcionando ideias de viagem e mostrando que o seu cliente merece esse presente.

  1. Personificação da marca

As pessoas querem se relacionar com marcas de uma forma mais pessoal e humana. Elas buscam conexões mais profundas, pois estão mais carentes desde o início da pandemia.

Para estabelecer e fortalecer essas conexões, certifique-se de que a voz da sua marca seja autêntica e real. Humanizar a marca é fundamental para que o seguidor se sinta “abraçado”. Atualmente, muitos usuários de redes sociais estão sem paciências com as marcas que compartilham conteúdos frios, que não geram aproximação.

Muitas vezes, esse processo de humanização da marca vem acompanhado de posicionamento em relação à inclusão, diversidade, causas justas, etc. Então, humanize sua marca com transparência e autenticidade para desenvolver conexões mais profundas e autênticas com seus públicos mais importantes.

  1. Micro influenciadores

O marketing de influência sempre foi uma força poderosa , já que os influenciadores têm sido um protagonista importante na promoção das marcas, divulgação e venda de produtos e serviços.

Os micro influenciadores são aqueles com  até 10.000 seguidores e que embora seu alcance seja pequeno, o engajamento médio  geralmente é maior.

Com uma campanha focada micro influenciadores, a marca pode alcançar um público-alvo de forma autêntica e direta. Alguns deles têm a vantagem de alimentar vários canais, comunicando-se com  suas comunidades em mais de uma plataforma, de forma autêntica e dinâmica.

Identifique os influenciadores que podem levar sua mensagem à audiência perfeita!

  1. Social commerce

Com o social commerce, as mídias sociais se tornam parte integrante da experiência de compra. As ferramentas e recursos de compras no aplicativo continuam evoluindo, à medida que os consumidores se voltam para o social como novo canal. Isso inclui comentários de amigos, bem como recomendações de influenciadores que “influenciam” as decisões de compra. As mídias sociais também conectam grupos para discutir possíveis viagens, o que torna as mensagens diretas do Instagram e os Grupos do Facebook bons canais para o planejamento de viagens.

A live commerce também tem crescido bastante, inclusive no turismo. A questão central é: de agora em diante todos nós teremos que construir e engajar com as nossas audiências, como foco em nutrir relacionamentos que, no momento adequado, certamente vão gerar negócios! Bom trabalho!

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