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Turismo Digital

Geração Z: muita vontade de viajar

A Geração Z, pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010, deve representar 34% dos trabalhadores nos EUA e 40% do mercado consumidor até 2030, segundo uma pesquisa da YouGov, publicada recentemente. Esses jovens adoram viajar, estão prontos para ver e experimentar o mundo, e buscam lugares diferentes e, principalmente, novas experiências.

No Reino Unido, cerca de 45% dos jovens da Geração Z informaram que pretendem gastar mais em serviços de viagem nos próximos 12 meses. Mas eles não querem só viajar com mais frequência, querem viajar de uma forma diferente. Afinal, têm perfil e interesses diferentes das gerações anteriores, como por exemplo: estão mais abertos a acomodações únicas, são mais sensíveis ao preço e loucos para viajar para o exterior.

Quando viajam, consumidores da Geração Z procuram fazer uma conexão com o mundo e as pessoas ao seu redor, se envolvendo com a comunidade que visitam. Quase 40% deles buscam gastar dinheiro com pessoas e empresas locais, como forma de fomentar a economia no destino visitado. Se interessam por volunturismo, esportes, ecoturismo, festivais de música e eventos, viagens de aventura (trekking, stand up paddle, rafting, etc.) e festivais gastronômicos.

Mas o diferencial mais claro desta geração de viajantes é a preferência por experiências autênticas (45% deles) e opções de hospedagem ecológica (38% do total). Aliás, a preocupação com a sustentabilidade é um aspecto claro. A Geração Z prioriza marcas que têm boas práticas de sustentabilidade. Cerca de 34% dos jovens busca ofertas de viagens sustentáveis, 22% procura maneiras de compensar sua pegada de carbono e 21% prioriza voos com menores emissões de CO2.

A Geração Z não assiste TV e procura recomendações de viagens com familiares, amigos (50%) e apenas 16% consideram recomendações de um consultor de viagens. Eles são nativos digitais e consultam fontes online (sites, blogs, redes sociais, canais de vídeos) para tomada de decisão de compra.

São usuários intensivos de redes sociais, especialmente os brasileiros, e esta é sua principal fonte de notícias e informação. Desta forma, o Instagram e o TikTok são as redes preferidas e 2 em cada 10 viajantes da Geração Z recebe informação de turismo dos influenciadores de viagem.

Muitas empresas de turismo podem pensar que este não é o seu público alvo. Mas é importante lembrar dois aspectos bem relevantes. O primeiro é que esses são os consumidores de alguns anos. E segundo: o comportamento dos jovens influencia o comportamento das outras gerações. Eu me lembro perfeitamente quando eles começaram a usar o WhatsApp em detrimento à chamada de voz e quando trocaram o Facebook pelo Instagram. Eles são early adopters das tecnologias e todos os apps que adoramos. Naturalmente, o comportamento dos jovens é adotado pelos demais consumidores.

Portanto, se sua empresa ainda não tem produto ou comunicação adequada para atrair a Geração Z, é interessante desenhar uma estratégia para entrar neste nicho. E o caminho é, obviamente, digital.

Não custa lembrar que esses também serão os primeiros a se conectar com as marcas no Metaverso. Aliás, 1 em cada 4 jovens já disse que está interessado em visitar no Metaverso os destinos que quer conhecer na vida real.

Para ter sucesso, é importante lembrar que eles querem ser entretidos nas redes sociais, exigem personalização dos serviços, querem experiências únicas e são imediatistas. Pense nisso com carinho, afinal trata-se de um nicho de consumidores com muito potencial de compra, que sonha com viagens e deseja viajar à sua maneira.

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