Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Turismo Digital

Metaverso: oportunidade para revolucionar o turismo?

Enquanto muitos discutem se o Metaverso é um assunto da moda ou uma tendência que veio para ficar, algumas marcas hoteleiras e destinos turísticos já se movimentam para serem os pioneiros nesse novo mundo.

O Metaverso vai ampliar a experiência de viagem, permitindo visitar um destino ou experimentar um hotel, suas instalações e serviços sem sair de casa. Atualmente isso já é possível, com a Realidade Virtual, mas os recursos do Metaverso permitirão uma experiência muito mais imersiva, com direito a sensações e interações, onde o usuário é o protagonista dessa imersão.

É interessante ressaltar que o Metaverso não é um lugar, mas uma solução tecnológica que satisfaz novas necessidades e novos comportamentos sociais.

O Metaverso será a evolução natural das redes sociais e fará parte da experiência turística na fase de inspiração, ao mesmo tempo em que ajuda os destinos a se posicionarem diante de um novo perfil de viajante. Para os jovens que gostam de vídeo games e redes sociais, a transição para o Metaverso será natural.

Os destinos que atualmente abrem seus canais no YouTube para mostrar toda a sua oferta em vídeo, poderão criar seu Metaverso para que toda a sua oferta turística possa ser vivida virtualmente. Portanto, será uma ferramenta para melhorar o posicionamento, promoção e branding do destino.

Benidorm, na Espanha, foi o primeiro destino a ser intitulado Destino Turístico Inteligente e também é o pioneiro a explorar o Metaverso. Eles criaram o “Land of Benidorm” para melhorar a conexão com os usuários. A ideia é criar uma comunidade ativa, que participe do Metaverso, através de concursos de fotos ou da venda de NFT’s de edifícios emblemáticos da cidade, por exemplo. O lançamento está previsto para 22 de maio na plataforma de jogos Steam.

Ainda vai levar um tempo até que o Metaverso desenvolva todo seu potencial e provavelmente os destinos serão os primeiros a oferecer essa imersão prévia. Assim, a ferramenta será um elemento de diferenciação e competitividade.

Cadeias hoteleiras como Marriott e Meliá já anunciaram iniciativas nesse sentindo, buscando posicionar a marca no Metaverso e ampliar o leque de experiências aos seus clientes.

A aposta da Marriot no Metaverso é de marketing digital para um novo público. Jovens da Geração Z e Alpha, que hoje tem entre 12 e 28 anos, vivem e se comunicam em ambientes virtuais e canais digitais: jogam, estudam, compram trabalham e se relacionam online.

CitizenM também garantiu um lugar no Sandbox, uma conhecida plataforma de jogos descentralizados, onde os usuários poderão explorar um hotel virtual, além de interagir com outras pessoas, comprar objetos digitais como NFT, etc.

Os eventos virtuais também têm grande oportunidade de se desenvolverem no Metaverso e, segundo especialistas, serão tão comuns como realizar hoje uma reunião pelo Zoom.

Difícil termos uma ideia mais tangível das possibilidades do Metaverso no turismo, pois será possível realizar coisas (passeios e atividades, por exemplo) que no mundo físico é impossível.

O que sabemos, com total certeza, é que as viagens virtuais nunca vão poder substituir uma experiência física. As emoções e sensações que temos durante as nossas viagens são as que realmente importam e as que ficam marcadas para sempre na nossa memória.

Receba nossas newsletters