Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Brasil / Destinos / Política

100ª reunião do Fornatur debate ações para retomada do turismo em 2021

09.12.2020_-_Reunião_Fornatur_2_interna

O encontro aconteceu em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Representantes do Ministério do Turismo, secretários e dirigentes estaduais de turismo de todos os estados do país se reuniram, nessa quarta-feira (9), a fim de planejar ações para a retomada do turismo, de forma responsável e segura, na 100ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes do Turismo (Fornatur). O encontro aconteceu em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Além das ações de retomada, pautas importante foram tratadas pelo Fornatur como a retrospectiva e atuação importante do Fórum este ano e suas conquistas. “Além disso, debatemos as estratégias 2021, como sensibilizar parlamentares, a parceria com CNM e Abear para facilitar os estados nas negociações de ICMS com as aéreas e toda a manutenção dos benefícios já conquistados. Além disso, cobramos o MTur sobre o reposicionamento de mercado do Brasil, regionalização do Turismo, e os convênios de promoção que ainda não foram assinados”, disse Bruno Wendling, presidente do Fornatur.

Na ocasião, o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres, apresentou um balanço das ações realizadas pela Pasta para socorrer o setor diante dos impactos da pandemia de Covid-19. “O governo federal está fazendo a sua parte e está pronto para continuar apoiando a todos os estados do país para possibilitar a retomada segura das atividades turísticas. Temos trabalhado de forma conjunta e reforço a importância de seguirmos juntos para garantir a efetividade das ações”, destacou.

Já a diretora do Departamento de Marketing e Eventos do Ministério do Turismo, Joana Coelho, apresentou as peças da campanha de Retomada do Turismo lançada no último mês e que conta com o apoio de 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva do turismo, dos setores público e privado, além do terceiro setor e sistema S.

Eduardo Sanovicz, por sua vez,conversou com os secretários por videochamada. Na pauta, o cenário da aviação comercial brasileira nesta pandemia e a importância das políticas de redução de alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no setor, sobretudo sobre o combustível de aviação nos estados.

“As políticas de diminuição de alíquota foram essenciais nesta pandemia, tendo em vista a alta do dólar e a redução dos voos. Em abril ficamos com apenas 8% da frota das empresas operando”, disse Sanovicz, salientando que neste fim de ano o querosene de aviação (QAV) está cerca de 35% mais caro do que no início de 2020. “No entanto, temos alguns convênios importantes neste tema que precisam ser renovados, já que deixam de valer em março de 2021. Peço o apoio de vocês para que discutam este tema com as secretarias de Fazenda de cada estado”.

O presidente da Abear também adiantou para os participantes alguns temas que serão destaque na agenda do setor aéreo em 2021, como o fomento à aviação regional e ações para estimular viagens aéreas. “Precisamos do apoio de vocês para estimular debates a respeito desses assuntos”, afirmou.

Participaram do encontro de gestores do turismo, que ocorreu de forma híbrida (presencial e online), representantes da Confederação Nacional dos Municípios e de outras entidades ligadas ao setor de turismo como a Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Ao final, os dirigentes realizaram uma visita técnicas às instalações do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Atualizado às 10h19 do dia 11 de dezembro

Receba nossas newsletters