Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.
De acordo com a legislação atual, informamos que a nossa empresa NÃO utiliza cookies para melhorar experiências a quem nos acessa. Por favor leia nossa Política de privacidade e saiba mais sobre a transparência e Governança Corporativa da nossa organização.
OK

Destinos / Feiras e Eventos

13º Congresso Brasileiro de C&VBx inicia com reflexões sobre retomada e futuro do setor

Márcio Santiago, presidente do Instituto Brasil C&VB

Márcio Santiago, presidente do Instituto Brasil C&VB

Com reflexões sobre o futuro do turismo, expectativas pela retomada e um balanço dos impactos da pandemia de Covid-19, teve início nesta quinta-feira (17) o 13º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux. A abertura do evento contou com discursos do anfitrião Márcio Santiago, presidente do Instituto Brasil C&VB, Carlos Brito, presidente da Embratur, Guilherme Paulus, fundados da CVC e da GJP, do Deputado Bacelar, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, e Carlos Melles, diretor presidente do Sebrae Nacional.

“A gente sabe que o momento é muito difícil e é hora de todos nós nos unirmos. É única forma. Um país imenso como o Brasil, maravilhoso como é, com uma perspectiva extraordinária e gente de muita qualidade. Temos que resgatar essa alegria do Brasil para que a gente consiga aumentar a vinda de estrangeiros. Um país maravilhoso tem quem investir mais na promoção internacional, coisa que nós, os Convention & Visitors Bureaux fazemos com muita qualidade”, destacou Márcio Santiago

EMBRATUR NA PROMOÇÃO INTERNA

Já o presidente da Embratur, Carlos Brito, anunciou um plano de que a Embratur mantenha os trabalhos de promoção do turismo no mercado interno, que vem realizando desde o início da pandemia. A Lei que transformou a Embratur em agência, aprovada em maio de 2020, definiu até junho de 2021 os trabalhos seriam focados na promoção interna do turismo, retomando a promoção no exterior a partir de julho. De acordo com Brito, a intenção é de que a agência atue nas duas frentes.

“O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Gilson apoiam esta ação da Embratur e o deputado Bacelar também apoia. A promoção externa é muito importante, mas temos que saber que nesse momento de união precisamos muito que a Embratur dê continuidade na promoção interna, para que a gente possa fidelizar estes 11 milhões de brasileiros que viajavam para o exterior e passaram a viajar internamente”, afirmou durante a abertura do evento.

O presidente da Embratur ainda ressaltou os encontros realizados com todo o setor para unificar ações pela retomada. “A Embratur tem atuado cada vez mais para minimizar o sofrimento do segmento. Estamos nos reunindo com deputados e todo trade, para que a gente possa unificar a comunicação e otimizar o turismo”, completou.

REFLEXÃO SOBRE O FUTURO DO TURISMO

Participantes do 13º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux

Participantes do 13º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux

Já o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Deputado Bacelar (Podemos-BA), falou sobre o trabalho realizado para minimizar os impactos da pandemia para as empresas do setor. Bacelar reforçou a necessidade de criar bases para preparar o setor de turismo para futuro pós-pandemia, que ele vê como ainda incerto.

“É importante notar que mais do que nunca este exercício coletivo de reflexão e inteligência é fundamental para o turismo brasileiro. Todos sabemos como a indústria turística foi brutamente afetada pela pandemia de Covid-19 e como um setor que respondia por 10% do PIB viu abruptamente privado de grande parte de sua demanda” afirmou.

“Não se trata apenas de lamentar a situação atual e lutar pela sobrevivência de empresas, talentos e postos de trabalho. Se o presente é duro, o futuro é desconhecido. Não se sabe ainda qual mercado turístico emergirá do mundo pós-pandemia. Ainda não é possível avaliar com precisão quais serão as mudanças na demanda, fruto das restrições sanitárias, novos hábitos e novos anseios. Pouco se sabe dos nichos que ganharão destaque, as vantagens comparativas e as tendências que se confirmarão. Não podemos nos dar ao luxo de aguardar o futuro e só então nos movermos. É fundamental que comecemos agora a tentar antever o que nos espera”, completou.

O EVENTO

O 13º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux acontece nestas quinta (17) e sexta-feira (18) com palestras e painéis de grandes nomes do turismo brasileiro. Nesta quinta ainda serão realizadas palestras sobre Hotelaria Brasileira, retomada do turismo mundial e impactos na pandemia. Amanhã, o evento discutirá eventos, transporte aéreo e contará com reflexões sobre o turismo sustentável, futuro do setor, turista 4.0 e o turismo no Congresso Nacional.

Receba nossas newsletters