Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Magda Nassar: “Abav Expo é o grande momento do Turismo”

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

SÃO PAULO – No ano passado, a Abav Expo recebeu mais de 23 mil visitantes. Para este ano, a presidente da entidade, Magda Nassar, prevê um incremento de 10%. No entanto, relega a quantidade a um segundo plano e dispara: “Já somos a maior feira de Turismo do Brasil. Queremos ser também a melhor”, afirmou.

A dirigente explicou que a feira foi concebida toda com foco no conteúdo para que o agente possa se capacitar. Da mesma forma, os expositores estão criando ativações e levando novidades para serem apresentadas. Nesta entrevista exclusiva, Nassar falou também do clima de celebração da feira e de como as demais associações abraçaram o evento. “A Abav Expo é o grande momento do Turismo no Brasil”, disse.

MERCADO & EVENTOS – Quais inovações o agente de viagens e o mercado podem esperar da Abav Expo neste ano?

Magda Nassar – Não gosto de criar expectativas, mas os resultados que estamos esperando estão se confirmando aos poucos. Batemos recorde de pré-inscrições. Todos os eventos que estamos fazendo dentro da feira estão também com muitas inscrições, como a Abav Tech, que fará um workshop. Estamos recebendo respostas positivas do próprio mercado em tudo. É um momento de novidades e queremos apresentar coisas boas. Todos estão entendendo isso por conta dos números que já temos. Nossa estimativa é crescer 10% em número de visitantes. Queremos gente capacitada visitando a feira e fazer um encontro de negócios com celebrações, porque é um ano muito especial para a Abav, pois completamos 65 anos e passamos por muitas mudanças. Trouxemos muita coisa nova e conseguimos um engajamento muito importante de todo o grupo, incluindo os presidentes estaduais. Estamos tendo gratas surpresas desde junho, quando eu assumi, como aumento de associados e apercepção do mercado de que devem estar junto com a Abav. Outra novidade é que teremos um estado anfitrião, que é São Paulo. Vamos mostrar tudo que o destino tem a oferecer em termos de turismo, que é muita coisa. Todo mundo conhece a capital, mas há um mundo no estado que é muito diferente da cidade. Em toda a feira, teremos lounges de São Paulo para que as pessoas possam sentar, descansar, trabalhar e fazer pequenas reuniões.

M&E – Quais assuntos serão destaque na Vila do Saber?

Magda Nassar – A Vila do Saber é única por todo conteúdo que ela traz. Teremos cinco arenas com painéis muito importantes. Pegamos os maiores e mais relevantes temas para os agentes de viagens e trouxemos cinco mentores para trabalharem junto com a gente para definir o conteúdo. E eles foram super ativos, trouxeram o olhar de especialistas de cada área e criaram uma grade maravilhosa. Além disso, pegamos as salas do segundo andar, onde teremos várias coisas acontecendo. Teremos a Abav Tech, que é um grupo de tecnologia formado pelos grandes players do mercado. Nos anos anteriores, eles tinham um painel na Vila do Saber, mas neste ano resolvemos que eles teriam um espaço próprio para fazer um workshop e contarem para o agente de viagens como ele pode usufruir deste grupo. Temos hoje em mente com esta Abav para o agente de viagens que ele aprenda, trabalhe e consuma. O agente de viagens sairá de lá com resultados. Não queremos que vá lá fazer o que faz em outras feiras porque nós oferecemos muito mais. Temos, todos os dias, grandes eventos de destinos como Rio de Janeiro, Orlando e muitas outras coisas.

M&E – O que o agente de viagens pode esperar em relação a capacitação e geração de negócios na feira?

Magda Nassar – Se as pessoas usufruírem, montarem um calendário dentro das atividades da Vila do Saber, dentro das atividades que São Paulo vai oferecer e dos eventos que acontecem, além de todos os expositores, conseguirão tirar um bom proveito da feira. Temos a maior área de operadoras de qualquer evento, nenhum outro se compara. Algumas não estão na área da Braztoa e temos também a maior operadora do Brasil a CVC. Não dá para comparar nenhuma feira com a Abav, somos uma associação que faz um evento por ano para celebrar e trazer recursos para a entidade. Estamos trazendo um frescor importante, discutimos o que sempre esteve aí, que é a tecnologia, gestão, produtos. Mas vamos falar também de inclusão, afinal de contas, representamos todo o Brasil e vamos falar porque inclusão faz parte da nossa vida. Estamos em 27 estados e dentro dos associados há representações de todos os tipos. A Abav hoje não tem uma cara, é de todos nós e esta é a principal marca do que eu quero fazer aqui. O agente pode não pertencer a uma minoria, mas ele deve respeitar o cliente, entender o que ele quer e atender melhor. Não fazemos mais um atendimento, mas grandes consultorias.

M&E – Como o agente de viagens pode aproveitar, da melhor forma possível, as oportunidades geradas pela Abav Expo?

Magda Nassar – A melhor coisa que o agente de viagens pode fazer é criar uma agenda. Olhar tudo que estará acontecendo, escolher o que é mais importante entre todos os temas que estarão sendo debatidos. Olhar a lista de expositores, que é imensa. Temos este ano uma área nova chamada Espaço Colaborativo, que já é um sucesso. É a primeira vez que teremos algo deste tipo e serão mais de 40 expositores. São estandes pequenos de empresas que vão desde receptivos, hotéis, pousadas, startups e outras. São marcas que podem ajudar o agente de viagens também. Afirmo que vai valer muito a pena deixar a agência e dedicar este tempo ao conhecimento e networking. A bagagem que ele trará será única. O agente de viagens que se inscrever, abrir mão de trabalhar da sua mesa nestes três dias e for trabalhar na Abav, vai sair com uma bagagem que em outro lugar demoraria meses para conseguir.

M&E – As demais entidades do setor, Braztoa, Air TKT, Clia e outras, abraçaram a feira por meio de participação dos seus associados e parcerias. Isso demonstra a força do evento? É possível afirmar que a Abav Expo é o grande evento do Turismo brasileiro?

Magda Nassar – A gente trabalha muito junto o ano inteiro fora do evento. Fazemos muitas coisas juntos com todas elas. Todos são associados da Abav, inclusive. Em outros anos, eles já estiveram juntos, mas agora eles abraçaram e resolvemos que iríamos trabalhar juntos. A Abracorp, por exemplo, trará um estúdio da Rádio Bandeirantes que transmitirá programas diretamente da feira. A junção com a Braztoa dentro da feira continua cada vez mais forte e é isso que queremos. Este é o único evento que é de todos nós. Todos trabalharam fortemente para isso acontecer. Todas entidades querem que Abav seja o grande momento do Turismo.

M&E – Qual a expectativa da entidade para o Feirão de Viagens? A ideia é ampliar a ação para 2020?

Magda Nassar – Teremos entre 30 e 40 posições de atendimento, que serão ocupadas por agências associadas Abav, que precisam cumprir uma série de requisitos. Os outros parceiros que estão na feira poderão mostrar os seus produtos para este público. Queremos, neste espaço, primeiro abrir a feira para o consumidor, porque ele não sabe o que fazemos. Vamos começar a falar com eles, pois temos a maior feira de Turismo do Brasil, que no ano passado recebeu mais de 23 mil pessoas. É uma experiência e estamos contando que vai acontecer, mas se não for como imaginamos, a feira estará acontecendo do mesmo jeito. É a oportunidade de falar com o consumidor. Diferente de outros anos, teremos um espaço dedicado e a venda propriamente dita. Das outras vezes, isso aconteceu em um dia separado, com estandes fechados. Queremos criar uma tradição e que isso vá crescendo ao longo dos anos. Queremos que o consumidor comece a perceber quem somos.

A cobertura do M&E na Abav Expo tem o apoio de Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters