Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Alemanha registra crescimento de brasileiros no país; Munique é destaque

Margaret Grantham, do DZT, e Giovani Lenard, do Turismo de Munique

Margaret Grantham, do DZT, e Giovani Lenard, do Turismo de Munique

Segundo dados oficiais do Centro de Turismo Alemão (DZT), o número de pernoite de brasileiros cresceu 16,3% entre os meses de janeiro de setembro de 2017, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. De acordo com Margaret Grantham, diretora do DZT para o Brasil, foram registradas 587 mil pernoites no período. “Em 2016 tivemos uma queda brusca nos resultados gerais de brasileiros, mas para esse ano já vemos uma recuperação do mercado. Para 2018, a expectativa é que o crescimento fique entre 3% e 5%, baseado no crescimento de todo Europa que será na média de 5% para o mercado brasileiro”, comentou.

MUNIQUE

Entre os destaques de crescimento de brasileiros na Alemanha está Munique, que nos meses de janeiro e setembro deste ano recebeu 25% mais brasileiros que em 2016. Totalizando 101.832 pernoites, quase 11 mil pernoites por mês. “Esses números são realmente importantes, já que desde outubro do ano passado não temos mais o único voo direto entre São Paulo e Munique, da Lufthansa”, disse Giovane Lenard, do Turismo de Munique.

A permanência média do brasileiro em Munique é de 2,7 pernoites. Para o representante, o mais interessante é que esse total de pernoites (+25%) é maior que o número de chegadas no destino, que cresceu 21%. “Munique tem muito a oferecer, já que é ainda ponto de partida para muitos roteiros no entorno, como Baviera e Áustria, a apenas 2 horas de trem”, lembrou.

Lenard ainda comentou a quantidade de eventos que acontecem na cidade, além da famosa Oktoberfest, culturais, esportivos, festivais, shows e feiras. Neste período do ano, o foco são os mercados natalinos, que a cada ano ganham mais visitantes brasileiros – já que a cada ano também se registra mais brasileiros nos períodos de inverno no país.

ESTRATÉGIA 2018

Para 2018, a Alemanha já definiu seu foco de trabalho que será a culinária alemã. Para promover a variedade e mostrar que o país tem mais que salsicha e chucrute, será lançada uma campanha com a hashtag #EnjoyGermanFood. Margaret explicou que estão sendo produzidos vídeos pelos 16 estados alemães, onde cada um apresentará seu prato típico. O filme “Follow the Taste” exibirão receitas e a historia de cada estado.

No Brasil o tema será tratado em dois eventos diferentes. Um no Sul do país com um renomado chef alemão que preparará uma das 16 receitas da campanha citada acima. E no segundo semestre, dia 21 de agosto, será a vez de São Paulo conhecer a gastronomia alemã e novos roteiros gastronômicos do destino. “Depois de mais de 12 anos mudaremos nosso tradicional roadshow para um evento baseado em experiências inovadoras com a culinária da Alemanha”, disse.

CURIOSIDADES

– A Alemanha é o segundo país na Europa em número de restaurantes estrelados Michelin. São 292 no total, perdendo apenas para a França.
– 30% dos brasileiros que visitam a Alemanha tem a gastronomia como principal motivação de viagem.

Receba nossas newsletters