Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Forum Conectividade / Forum Conectividade Destaque

Ambiente de negócios será abordado pela Abear no II Fórum Conectividade; inscreva-se

IMAGEM PRINCIPAL

Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, desde 2002 a aviação comercial coleciona uma série de avanços no Brasil, entre elas a liberdade tarifária e uma maior eficiência de todos os atores envolvidos nesta indústria.

Há, no entanto, muito mais a se fazer, e um dos principais pontos é o ambiente de negócios. Segundo ele, é essencial que a regulamentação do setor esteja alinhada com as práticas internacionais para que o setor siga crescendo. Sanovicz é um dos nomes confirmados no II Fórum Conectividade – Hub de Negócios, que acontece no próximo dia 2 de dezembro no Teatro Renaissance, em São Paulo. As inscrições são gratuitas.

Sanovicz participará do painel “Custo Brasil – oportunidades para impulsionar a aviação”. Ele explicou, em entrevista ao M&E, que o setor trabalha hoje para que as regras que determinam como aviação funciona, sejam as regulatórias, tributárias e trabalhistas, como as práticas de mercado, sigam sempre os mesmos parâmetros consagrados ao redor do mundo. “Isso porque competimos globalmente e algumas situações daqui geram diferenças entre o nosso custo cotidiano e o de concorrentes na Europa, Estados Unidos e Ásia”, afirmou.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, participa do II Fórum Conectividade

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, participa do II Fórum Conectividade

Outro ponto citado por Sanovicz que amplia a diferença de competitividade entre as companhias nacionais e as que atuam em outros países é o querosene de aviação. Para ele, com programas de redução feitos por alguns estados, que reduziu a alíquota do ICMS sobre o QAV, o abismo diminuiu, mas ainda existem distorções. “Quando São Paulo, que representa 38% da malha nacional, reduz de 25 para 12% há um impacto grande. O estado já ganhou 605 novos voos. Outros 20 estados já fizeram reduções, mas ainda temos uma lição de casa para fazer”, acredita.

Por fim, ele fala também da chamada judicialização do setor. Sanovicz lembra que existem hoje sites e escritórios especializados nisso e que se aproveitam de um setor extremamente regulamentado para processar companhias. “A previsão é de que a atuação destes sites tem um potencial de gerar um dano de R$ 300 milhões para as companhias aéreas neste ano. Com isso, o custo cresce e é repassado às tarifas”, afirmou. “Se olharmos nossos índices de pontualidade e extravios de bagagens, por exemplo, são iguais ou superiores a média mundial. Então, isso não acontece por falha das aéreas, mas por zonas cinzentas que temos na nossa regulação”, complementou.

II FÓRUM CONECTIVIDADE

O Fórum Conectividade – Hub de Negócios é promovido pelo MERCADO & EVENTOS e pela PROMO MARKETING INTELIGENTE. O evento será realizado no próximo dia 2 de dezembro, no Teatro Renaissance, em São Paulo. As inscrições são gratuitas, mas os lugares são limitados.

SERVIÇO:
II Fórum Conectividade – Hub de Negócios
2 de dezembro, das 8h30 às 18h30
Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2233)
Inscrições: https://www.mercadoeeventos.com.br/ll-forum-conectividade/inscricao/

BARRA DE LOGOS_final-02

Receba nossas newsletters