Câmbio:

Idiomas:

ANATO cresce 5%, supera 50 mil visitantes e estuda ampliar feira em 2026

WhatsApp Image 2025 02 28 at 17.14.03 ANATO cresce 5%, supera 50 mil visitantes e estuda ampliar feira em 2026
Juan Camargo, vice-ministro do Turismo; Paula Calle, presidente da ANATO; Fernando Estupiñán; gestor do Fontur; e Carmen Caballero, presidente da ProColombia (Natália Strucchi/M&E)

BOGOTÁ –  A Vitrine Turística da ANATO registrou um crescimento de 5% na edição deste ano, alcançando a marca de 52 mil visitantes profissionais, em comparação aos 49 mil do ano passado. O evento, consolidado como um dos mais importantes do setor de turismo na América Latina, segue sendo um espaço fechado ao público geral, focado exclusivamente em profissionais da área.

A presidente da ANATO, Paula Cortés Calle, destacou que, além do aumento no número de participantes, a qualidade dos encontros de negócios foi um dos pontos mais ressaltados pelos expositores. Segundo ela, o foco das agências e empresas não está apenas no volume de reuniões, mas na efetividade das negociações. “Os expositores sempre nos pedem mais qualidade do que quantidade, e estamos trabalhando para garantir que os participantes tenham oportunidades reais de negócios”, afirmou.

Diante do crescimento contínuo da feira, a organização já estuda ampliar a estrutura do evento em 2026, incluindo um novo pavilhão. “A feira tem se fortalecido a cada ano e nossa ideia é expandi-la para oferecer ainda mais oportunidades para o setor”, explicou Paula Calle.

Entre os segmentos turísticos que mais se destacaram durante a feira, a presidente da ANATO ressaltou o aumento da demanda por turismo de natureza, comunitário, experiências ancestrais e bem-estar. Esses produtos vêm atraindo tanto turistas estrangeiros quanto nacionais, reforçando a diversificação do turismo colombiano além do tradicional segmento de sol e praia.

Segundo ela, outro aspecto positivo desta edição foi o sucesso das capacitações promovidas ao longo dos três dias de evento. Mais de 1.300 prestadores de serviços turísticos participaram de treinamentos, uma iniciativa que começou no ano passado e já se consolidou como um diferencial da feira.

A presidente também enfatizou o impacto positivo da feira para os chamados “destinos de paz”, como Bojayá, Jacopí, Utantá e Necoclí, que, com o apoio da ANATO e de entidades governamentais, puderam divulgar suas atrações e atrair novos investidores e turistas.

O M&E viaja com proteção GTA.