Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Aniversário de São Paulo: confira a programação de 468 anos da capital

De museus gratuitos a pacotes especiais de hospedagem, confira onde celebrar o feriado (Foto:Eric Ribeiro/M&E).

De museus gratuitos a pacotes especiais de hospedagem, confira onde celebrar o feriado (Eric Ribeiro/M&E)

Nesta terça-feira (25), a cidade de São Paulo comemora seu 468º aniversário. Como forma de celebrar a data festiva, a programação da cidade durante o período normalmente conta com diversos shows, apresentações de dança e teatrais, entre outras atrações. Apesar do avanço dos casos de Covid terem inibido um pouco as comemorações, é possível encontrar diversas experiências na capital durante o feriado.

São Paulo tem muito a oferecer aos seus visitantes, com opções para todos os públicos, espalhadas entre as cinco grandes regiões da cidade. Neste ano, a data é potencializada pela também celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. O aniversário da cidade marcará o início oficial do “Projeto 22+100”, que comemora o centenário do evento que revolucionou a cultura em 1922.

Museus, bibliotecas, e Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e importantes pontos turísticos terão uma agenda especial para a data. O M&E reuniu algumas opções do que fazer, onde se hospedar e o que conhecer durante o feriado. Confira abaixo:

O que fazer?

Para quem pretende aproveitar o descanso para turistar a capital paulista, o casal Carol Barduk e Edu Feltrin, administradores do @turistandosp, derão algumas dicas do que fazer na cidade.

O Farol Santander comemora também seu aniversário, com uma nova exposição no Bar do Cofre e a reabertura da Pista de Skate no 21° andar (Foto: Eric Ribeiro/M&E).

O Farol Santander comemora também seu aniversário, com uma nova exposição no Bar do Cofre e a reabertura da Pista de Skate no 21° andar (Eric Ribeiro/M&E).

Os influenciadores sugerem visitar o marco zero da maior capital brasileira, o Colégio dos Jesuítas, o qual o feriado homenageia, já que surgiu a partir de sua fundação, onde fica o Pateo do Collegio. O espaço fica localizado na região do centro histórico de São Paulo, que possui diversos outros pontos turísticos imperdíveis, como o Farol Santander – que também comemora 4 anos na data com muitas novidades, o CCBB, a Caixa cultural, e até mesmo o tradicional Bar Brahma, localizado no cruzamento da São João com a Ipiranga, imortalizada pelas letras de Caetano Veloso.

1W4A4144

Aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da história da capital, poderão participar de um tour guiado de duas horas pelo centro histórico, saindo da praça da Colmeia (Eric Ribeiro/M&E)

Entre os locais com programações especiais estão o Pátio São Bento, que terá um tour guiado pelo centro histórico, que acontecerá a partir das 11h do dia 25, saindo da Praça da Colmeia, bem como a inauguração da escultura SP Viva e uma ação que plantará 100 orquídeas.

Se você quiser contemplar a selva de pedras, a capital conta ainda com cinco mirantes que podem ser visitados gratuitamente, como o terraço do Museu de Arte Contemporânea (ao lado do Parque do Ibirapuera), o mirante do Sesc da Avenida Paulista, o mirante do Instituto Moreira Salles, o terraço do Centro Cultural São Paulo e o jardim suspenso do Edifício Matarazzo, o prédio da prefeitura.

Os museus estaduais da capital paulista também abrirão gratuitamente nesta terça-feira (25), com exceção do Memorial da Resistência de São Paulo, Estação Pinacoteca e Pina Luz, que não abrem às terças-feiras.

Os museus do Estado, localizados na capital, terão entrada gratuita nesta terça-feira (25).

Os museus do Estado, localizados na capital, terão entrada gratuita nesta terça-feira (25).

Estarão disponíveis para visita grátis a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Casa Mário de Andrade, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu Catavento, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Museu do Futebol, MIS-SP, Paço das Artes, Museu da Diversidade Sexual, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais e Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Além disso, de acordo com a prefeitura, os centros culturais da cidade contarão com uma programação especial de eventos, com espetáculos, shows musicais e apresentações teatrais. A programação acontecerá no CCSP (Centro Cultural São Paulo), Centro; Casa de Cultura da Vila Guilherme, zona norte; Casa de Cultura Hip Hop Leste, zona leste; Casa de Cultura M’Boi Mirim, na zona sul; e Casa de Cultura do Butantã, na zona oeste.

Os amantes de cinema poderão matar a saudades de uma das casas mais tradicionais da capital após 26 anos fechada/ O Cine Bijou será reaberto no dia do aniversário da cidade, com uma apresentação gratuita do filme Zuzu Angel. Além disso, a banda Metá Metá também se apresentará gratuitamente na terça-feira (25), no Centro Cultural de São Paulo, as 19h.

O Parque Villa Lobos apresenta ainda infláveis gigantes, tirolesa, parque de trampolins, entre outras atividades ao ar livre (Foto: Divulgação).

O Parque Villa Lobos apresenta ainda infláveis gigantes, tirolesa, parque de trampolins, entre outras atividades ao ar livre (Foto: Divulgação).

Quem quiser aproveitar a data ao ar livre, os Parque da Água Branca, do Ibirapuera, o Jardim Botânico e o mais recente inaugurado Parque Augusta são ainda excelentes opções. O Parque Villa Lobos, por exemplo, é uma das principais atrações de férias em São Paulo, com o projeto Família no Parque, que traz uma série de atividades para crianças e adultos. E no dia do aniversário de 468 anos da cidade, a programação funcionará das 10h às 18h.

Há brinquedos gratuitos e outros pagos através de tickets, que custam a partir de R$8. Entre as principais atrações estão os infláveis gigantes, como a Baleia e o Galo. A Tirolesa também é um dos preferidos, onde familiares e amigos podem se aventurar juntos; assim como o Bungee Trampolim –indicado também aos pais, avós e tios com idade até 50 anos que quiserem arriscar acrobacias junto com os pequenos.

Para aqueles que preferem a boemia, a Vila Madalena pode ser uma boa pedida. Alguns bares do tradicional bairro inclusive revitalizaram suas calçadas em homenagem ao aniversário de São Paulo, trazendo o desenho do Estado e luzes de spot para melhor iluminação.

O hotel Renaissance oferecerá pacotes com ingressos para peças teatrais, jantar no Terraço Jardim e desconto no The Spa.

O hotel Renaissance oferecerá pacotes com ingressos para peças teatrais, jantar no Terraço Jardim e desconto no The Spa.

Alguns hotéis da cidade também preparam programações especiais para a data, como o Renaissance, que promoverá experiências que vão do bem-estar ao lazer, com pacotes exclusivos para o período, que incluem jantar no restaurante Terraço Jardins, ingressos para o Teatro Renaissance, além de descontos em tratamentos e massagens do The Spa. Para mais informações, acesse o site.

O grupo Hilton também oferece promoções para comemorar a data em três de seus hotéis. O Hilton São Paulo Morumbi e o Canopy by Hilton São Paulo Jardins terão um menu especial, com pratos típicos da capital. Já quem deseja sair da cidade e vivenciar o contato com a natureza, o Almenat Tapestry Collection by Hilton em Embu das Artes também faz parte da oferta. Outros hotéis como o Grand Hyatt São Paulo ainda ofereceram uma noite cortesia na estadia, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, no pacote 3×2.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.