Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Avirrp 2019: “A Voz do Agente” debate papel e desafios da mulher no Turismo

O Turismo é Feminimo foi o tema do debate deste ano

O Turismo é Feminimo foi o tema do debate deste ano (Eric Ribeiro/M&E)

RIBEIRÃO PRETO – A primeira edição do fórum “A Voz do Agente”, na Avirrp 2018, foi de tanto sucesso, que a segunda edição do evento lotou o Salão Diamante do Centro de Eventos Taiwan, na manhã deste sábado (3). Com o tema “O Turismo é Feminino”, o último dia da Avirrp 2019 começou logo cedo.

O debate contou com a opinião de Renata Calil, da Renata Calil Eventos e Viagens, de Li Souza, da Elegancia Trips, de Vanessa Beltran, da Best Planet Seguros, de Debora Ataide, da Meridianostur, e Jamile Dahas, da Agatha Turismo e Eventos, de Goiânia, com moderação de Julio Verna, da Qualitas.

Veja a galeria de fotos aqui

O espaço aberto apenas para agentes de viagens debateu a força da mulher dentro da cadeia turística nacional. O moderador Julio Verna, por exemplo, lembrou dos destaques, como a própria Magda Nassar, ex-presidente da Braztoa e agora atual presidente da Abav Nacional, bem como tantos outros exemplos. “E liderar uma empresa está ficando cada vez mas fácil, o tratamento com outras pessoas, e como lidar dentro de cada instituição. Estamos aqui para debater a mulher como empresária, como uma líder institucional”, disse Julio.

Renata Calil, da Renata Calil Eventos e Viagens, afirmou que, embora seja uma líder de seus negócios, ter homens na equipe também é muito interessante. “O homem acaba sendo mais prático e objetivo em certas coisas, então o ponto de equilíbrio é bem legal. E como é ser líder? Na minha história de vida sempre passei por cargos de liderança e, neste tempo, acredito que temos sempre que extrair o melhor de quem está conosco. É preciso despertar o potencial de cada pessoa e dar as condições para isso. Precisamos estar sempre motivados, então me sinto na obrigação de proporcionar sempre as melhores condições para quem trabalha comigo”, disse Renata.

Fórum reuniu cerca de 250 pessoas nesta manhã

Fórum reuniu cerca de 250 pessoas nesta manhã (Eric Ribeiro/M&E)

Debora Ataide, da Meridianostur, trabalha no Rio de Janeiro, um mercado mais voltado para o lazer, mas que não deixa de lado o setor corporativo. De acordo com Debora, a ideia é justamente vivenciar o ritmo de lazer do Rio e de outros destinos para que a experiência possa ser passada aos seus clientes. “O agente de viagens, além de comercializar sonhos, precisa gerir aqueles que são seus clientes e os que trabalham ao seu lado. Temos que conhecer o perfil dos interessados na sua agência, e a liderança é justamente ser um exemplo para seus clientes. Você só vende ou você vai ao destino, conhece e vive a experiência para poder vender?”, questionou Debora.

“Sou casada, tenho um filho de três anos, e nem sempre dá tempo de terminar tudo na agência. Já entro no carro falando com o cliente, busco a criança na escola, chego em casa e, muitas vezes, ainda preciso fazer o jantar

Já Vanessa Beltran, da Best Planet Seguro, contou sua experiência de como melhor lidar com trabalho, esposo, filhos e todos os afazeres de casa em apenas 24 horas por dia. “Sou casada, tenho um filho de três anos, e nem sempre dá tempo de terminar tudo na agência. Já entro no carro falando com o cliente, busco a criança na escola, chego em casa e, muitas vezes, ainda preciso fazer o jantar. Tenho que dar banho no meu filho, o cliente liga, termino outro trabalho, a criança quer atenção, ou seja, torna-se uma bola de neve. Por vezes me sinto sozinha nessa loucura, mas deve ser o cotidiano de muitas outras mulheres como eu”, destacou Vanessa. 

Fórum A Voz do Agente agitou a manhã deste último dia de Avirrp 2019

Fórum A Voz do Agente agitou a manhã deste último dia de Avirrp 2019 (Eric Ribeiro/M&E)

Li Souza, da Elegancia Trip, por sua vez, trabalha em casa (home office), tem um filho de 22 anos, mas sabe que não é a sua casa que fará seu negócio prosperar. Ela revelou um pouco do desafio do agente de viagens em ter que viajar para conhecer o produto que quer vender e ter que levar o escritório consigo através da tecnologia. “A gente precisa conhecer o destino do seu trabalho. Então eu acabo me ausentando muito do Home Office. Sendo assim, uso a tecnologia e as mídias sociais ao meu favor, além de sistemas que ajudam muito dentro da agência”.

O M&E é media partner exclusivo da Avirrp 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters