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Destinos / Feiras e Eventos

Belo Horizonte CVB completa 25 anos com quase 700 eventos captados

Parceria pretende ampliar a oferta de novos produtos turísticos e a geração de emprego e renda da rota Via Liberdade.

Foram 684 eventos captados, sendo 103 eventos internacionais, que levaram a Belo Horizonte quase três milhões de participantes, impactando na economia local com mais de R$ 3 bilhões (Vivi Martinelli)

Fundado junto às comemorações dos 100 anos da capital mineira, em regime de Fundação de Direito Privado, a Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos (Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau) completou seus primeiros 25 anos de história. Em todo este período, o turismo se consolidou na capital mineira. Foram 684 eventos captados, sendo 103 eventos internacionais, que levaram a Belo Horizonte quase três milhões de participantes, impactando na economia local com mais de R$ 3 bilhões.

Tudo começou quando um grupo de empresários e executivos privados e públicos líderes da cadeia produtiva do Turismo constituíram um Conselho Curador e elegeram sua primeira Diretoria Executiva, sendo presidente executivo George Norman Kutova.

Foram 31 empresas e instituições fundadoras que integraram o Conselho Curador. A criação da instituição iria modificar a visão de turismo na capital dos mineiros, consolidando a cidade como um dos destinos preferidos para eventos corporativos, técnico-científicos e grandes feiras comerciais. Infelizmente, George Kutova não completou seu mandato, vindo a falecer, e sendo substituído por seu vice Paulo César Boëchat.

Nas eleições de dezembro de 1999, Paulo César Boëchat foi eleito à frente de um forte grupo de empresários e executivos, iniciando o trabalho de marketing do destino e de captação de novos eventos itinerantes, sendo reeleito em dezembro de 2001. Uma bela campanha foi realizada “BH ESPERA POR VOCÊ”. Durante o ano de 2003, com verbas do deputado Ronaldo Vasconcelos e do Ministério do Turismo, comandado pelo mineiro Walfrido dos Mares Guia, foi comprada a sede própria da instituição à avenida Brasil.

Em dezembro de 2003, foram eleitos o novo presidente do Conselheiro Curador, Paulo César Boëchat, representando o hotel Praça da Liberdade, e a nova presidente executiva Érica Campos Drumond, do Grupo Maquiné (hotel Ouro Minas). E em abril, foi inaugurada a nova sede à avenida Brasil. Após a reeleição da presidente Érica, foi lançada a campanha “Eu AMO BH RADICALMENTE”, com o objetivo de promover o destino e de elevar a autoestima do morador local. O número de associados triplicou no período.

Em janeiro de 2007, Érica Drumond assume a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, no segundo governo Aécio Neves. Durante o ano de 2007. Destaque para a formação da Rede de Turismo de Negócios e Eventos, com cursos e workshops na Fundação Dom Cabral e Sebrae Minas.

Em meados de 2010, o presidente renuncia, e o empresário Roberto Luciano Fagundes é indicado para ocupar o restante do mandato, continuando pelos anos de 2011 e 2012. Na eleição de novembro de 2012, é eleito o executivo e empresário Antônio Claret Nametala, representante da Nonna Eventos, que promoveu uma reforma do Estatuto e atuou firme no controle das finanças da instituição. A presidência do Conselho Curador passa a ser ocupada pelo empresário Roberto Luciano Fagundes, da Clan.

Foi reeleito em 2014, mas renunciou nos primeiros meses do segundo mandato por motivos de ordem pessoal. Assume seu vice-presidente Anderson Rocha, representante da CDL BH, que cumpriu um processo de visitas e acordos com as entidades da Cadeia Produtiva do Turismo bem como de outros setores econômicos, favorecendo a vinda de empresários do interior para as feiras de seu segmento empresarial. Seu principal feito foi a contratação de uma consultoria internacional no projeto “BH aos Olhos do Mundo”, numa parceria com a CDL BH e Sebrae Minas.

Anderson também renunciou no início do segundo semestre de 2017, e seu vice- presidente Carlos Rogério Zech Coelho, representante da Panda Promoções, teve a responsabilidade de promover as eleições em outubro, sendo eleito o executivo Jair Aguiar Neto, representando o Actual Hotel e Centro de Convenções. Houve um enxugamento da estrutura interna, e o retorno a ações mais agressivas na promoção e na captação. Em 2018/2019 aconteceu 37 eventos captados para até 2023, e em conjunto com a Belotur e Secult, aconteceu variados treinamentos de 800 agentes de viagens em 2018.

Em 2019, iniciou-se o evento VISITE BELO HORIZONTE, realizado pela Ampliar Espaço de Eventos, com grande sucesso. Na presidência do Conselho Curador é eleito Marcelo Souza e Silva, da CDL BH. O presidente Jair é reeleito no final de 2019, e a Pandemia inicia em março de 2020. Os funcionários são colocados em remoto com redução de 70% do horário de trabalho e salário. A partir de meados de 2020, retorna-se às captações, agora digitais, à promoção através da participação em mais de 100 lives. No período 2020/2021, aconteceram 10 captações para até 2025.

Jair licencia em julho de 2021 e renuncia em outubro de 2021, assumindo interinamente e depois de fato a empresária Érica Drumond. Em março de 2022, ela é eleita novamente presidente executiva da instituição. Em 2022, acontecem 12 novas captações. Totalizando assim 49 processos vitoriosos em captações, nos últimos 5 anos (2018/2022).

Como em regime de Fundação, sob a Promotoria das Fundações do Ministério Público de Minas Gerais, e anos sendo cobrada para deixar de ser fundação e se tornar uma associação, a instituição faz um acordo com o MPMG e inicia o processo de dissolução do regime de fundação a partir de setembro de 2022, e a criação da nova Associação.

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