LISBOA – Nos próximos dia 30 e 31 de maio, Balneário Camboriú recebe mais uma edição da BNT Mercosul, que completa 31 anos em 2025. Geninho Góes, CEO do evento, destacou a importância de estabelecer um ponto de equilíbrio entre o número de participantes e a qualidade do público presente. A feira, segundo Góes, não busca apenas atrair grande quantidade de visitantes, mas sim levar um público qualificado para maximizar as oportunidades de negócios e garantir a comunicação efetiva entre expositores e participantes.
“Nosso objetivo não é só bater a meta em número de pessoas, mas sim em qualidade. Aqui em Lisboa, lançamos uma parceria com a TAP e o governo de Santa Catarina, e levaremos para a BNT Mercosul os 10 operadores que mais trabalham com o Brasil”, revelou.
CAPACITAÇÃO
A BNT Mercosul também se destaca pela sua ênfase na capacitação dos profissionais do setor. Em 2025, a feira contará com 14 salas dedicadas a treinamentos. “Durante os dois dias, capacitamos 500 agentes em cada sala”, contou Góes. Além disso, serão oferecidos almoços de capacitação organizados por diversos destinos, como Pernambuco, Bahia e Porto Seguro, que têm o objetivo de ensinar agentes sobre novos destinos turísticos”.
A capacitação, para Góes, é um diferencial da BNT Mercosul em relação a outras feiras do setor. “Quando um agente de viagem vai a um estande, ele conversa por alguns minutos, pega um material e vai embora. Mas na capacitação, ele fica de 20 minutos a meia hora absorvendo muito mais sobre um destino, entendendo suas tendências, receptivos e como transformar esse destino em produto”, explicou.
No ano passado, 2.895 agentes de viagem foram capacitados e a expectativa do CEO e alcançar 4 mil profissionais qualificados nesta edição.
Geninho Góes também mencionou a crescente presença de destinos menos conhecidos, como Chapada das Mesas, no Maranhão, e a importância de utilizar a feira para divulgar esses locais ao público especializado. “Esses destinos têm um enorme potencial, mas precisam ser mostrados aos agentes de viagens para que possam ser trabalhados e vendidos”, ressaltou.
A feira, que atrai participantes de diversos países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, é, segundo Góes, a maior plataforma de promoção do Brasil como destino turístico. “Não levamos estandes dos Estados Unidos ou da Europa. A BNT é 100% voltada para o Brasil”, afirmou, destacando que a feira é a única que se dedica exclusivamente a promover o turismo nacional.
Góes também compartilhou a visão de que a BNT Mercosul é mais do que um evento de negócios, mas uma oportunidade para criar conexões genuínas entre os participantes. “Estamos vivendo em um mundo cada vez mais online, mas nada substitui o contato humano. O turismo começa quando duas pessoas se encontram, e a feira é a oportunidade perfeita para isso”, concluiu.
*O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift.