Brasília foi a única cidade brasileira incluída na lista de 52 destinos para visitar em 2024 do jornal norte-americano The New York Times. A capital do Brasil, planejada e famosa por sua arquitetura futurista e modernista ocupou o lugar que em 2023 foi representado pelos Lençóis Maranhenses e Manaus. O jornal descreveu Brasília como “uma cidade muitas vezes ofuscada por destinos como Rio de Janeiro e Bahia”, ressaltando a importância de suas recentes iniciativas de reabertura ao público.
Entre as mudanças que impulsionaram Brasília ao ranking estão a reabertura do Palácio da Alvorada, residência presidencial, após uma década fechado para visitantes, e a remoção das barreiras ao redor do Palácio do Planalto. Essas medidas, tomadas este ano, ampliam o acesso a um dos principais marcos arquitetônicos da cidade, desenhado pelos renomados Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A retirada das grades também simboliza um retorno ao conceito de cidade aberta e acessível, em consonância com a visão original dos arquitetos.
A lista do New York Times coloca Brasília ao lado de outros 12 destinos da América Latina, como O’Higgins, no Chile; Yucatán, no México; Choquequirao, no Peru; Montevidéu, no Uruguai; Quito, no Equador; e o Salar de Uyuni, na Bolívia.