O Carnaval de São Paulo de 2025 teve impacto direto na economia da cidade, gerando R$ 3,4 bilhões e criando 50 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados divulgados pela prefeitura nesta segunda-feira (10). Com três fins de semana de festas e desfiles, a capital paulista recebeu 16,5 milhões de foliões, consolidando-se como um dos maiores carnavais do país.
De acordo com a SPTuris, a cidade registrou um aumento de 73,7% no número de turistas em relação ao ano passado. O transporte público também teve alta significativa, com 35 milhões de viagens de ônibus, sendo 20,8 milhões apenas nos cinco dias oficiais do Carnaval. Além disso, 8,9 milhões de passageiros aproveitaram a gratuidade aos domingos, medida que tem ajudado a facilitar o deslocamento dos foliões.
No Sambódromo do Anhembi, onde 220 mil pessoas acompanharam os desfiles, 55 mil chegaram de ônibus. Já o serviço Atende+, voltado para pessoas com deficiência, transportou 2.367 passageiros ao evento.
Limpeza e segurança
A cidade investiu na organização da festa, reduzindo o tempo de limpeza das ruas para 40 minutos após a passagem dos blocos. No total, foram recolhidas 645 mil toneladas de lixo, das quais 140 mil foram encaminhadas para reciclagem.
No quesito segurança, o protocolo Não Se Cale teve destaque, com 100 mil ações voltadas ao combate ao assédio, violência contra mulheres, população LGBTQIA+ e racismo. Durante a festa, 65 pessoas receberam atendimento por situações de assédio. Além disso, o programa de busca por desaparecidos ajudou a localizar 41 pessoas.