
O ritmo da favela deu o tom do desfile do Carrossel de Emoções, que abriu a programação do Circuito de Megablocos do Carnaval de Rua do Rio na manhã de sábado, 1/02. A festa começou em grande estilo, ao som de sucessos de Claudinho e Buchecha, Mr. Catra e Ludmilla, com direito à presença marcante da Corte LGBTQIAPN+. Um público estimado em 40 mil pessoas lotou a Rua Primeiro de Março, ao som nostálgico dos anos 2000, com versões ritmadas para clássicos do funk, como “Rap da felicidade”, de Cidinho e Doca; além de hits da nova geração, como “Quem é”, de MC Daleste, e “Sua cara”, de Anitta e Pabllo Vittar.
“O Carrossel de Emoções é um bloco tradicional do Rio São 13 anos de história e mais uma vez abriu o Carnaval com a alegria que o público esperava. A cidade está completamente preparada para receber o folião, que tem até o dia 9 de março para curtir o carnaval diverso e democrático que o Rio tem para oferecer”, destaca o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
Famoso entre cariocas e turistas, o Carrossel de Emoções nasceu na Zona Oeste, na Barra da Tijuca, mas se apresenta pelo segundo ano consecutivo no Centro da cidade. O desfile deste ano fez uma homenagem à nostalgia dos anos 2000, incluindo no roteiro sucessos da música nacional, samba e axé.
“É uma alegria imensa participar da abertura do Carnaval. Eu estava com um frio na barriga, mas muito feliz, e foi incrível! O bom é que a festa está só começando”, comentou a rainha da Corte Real LGBTQIAPN+, Thuane de Oliveira.
A folia se estendeu por todo o sábado. Ainda pela manhã, o Fina Batucada animou o Centro com a energia contagiante de sua bateria, majoritariamente composta por mulheres; e o clássico bloco infantil Sorvetada Gigantes da Lira também arrastou foliões de todas as idades para Laranjeiras, com seu desfile lúdico. No período da tarde aconteceram os desfiles do Folia Largo do Sapê, em Bento Ribeiro; da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, no Centro, e do Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba.
A festa continuou no domingo, 2/02, com o desfile do segundo megabloco do circuito. O Chá da Alice, inspirado no universo fantástico da obra “Alice no País das Maravilhas”, atraiu foliões pela Rua Primeiro de Março com o axé da banda Babado Novo, liderada por Mari Antunes, e participações especiais de É o Tchan e Sambay, a primeira roda de samba voltada para o público LGBTQIAPN+.
A Riotur divulgou o plano operacional para o Carnaval de Rua 2025, abrangendo 37 dias de folia e com a expectativa de reunir cerca de seis milhões de pessoas por toda a cidade. Estão previstos 482 desfiles, com 685 blocos inscritos para as apresentações espalhadas por diversas regiões do Rio. O Centro será palco de 128 desfiles, mas a folia também estará garantida nas zonas Norte, Sul e Oeste, além de Grande Tijuca, Ilhas e Jacarepaguá.
Centenas de blocos vão atrair foliões até o dia 9 de março. A lista completa com todas as atrações do Carnaval de Rua deste ano está no aplicativo Blocos do Rio 2025, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta, gratuita, funciona por geolocalização e oferece informações como data, horário e percurso. Para encontrar o cortejo favorito, o folião também pode visitar o site https://www.