Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Cidade de São Paulo faz conferência para elaborar Plano de Turismo

Orlando Faria, secretário Municipal de Turismo de São Paulo

Orlando Faria, secretário Municipal de Turismo de São Paulo (Foto: Eric Ribeiro)

SÃO PAULO – Acostumado a receber grandes espetáculos, o Theatro Municipal de São Paulo é palco – nesta sexta-feira (16) – da 1ª Conferência Municipal de Turismo (Confetur). O objetivo é que as discussões, painéis e grupos de trabalho auxiliem na elaboração da política municipal de Turismo. O evento é a etapa final de um processo que começou com uma ampla participação da sociedade por meio de workshops, encontros com instituições de ensino e pesquisas.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Orlando Faria, o resultado do Confetur será o Plano Municipal de Turismo 2019-2021, o Plano Estratégico com as diretrizes de ações para a atual gestão, que termina no final de 2020, além de uma visão do setor até 2030. “Vamos construir isso escutando a sociedade”, disse. “O prefeito Bruno Covas entendeu que o Turismo é uma grande oportunidade de estimular a atividade econômica e que estava sendo subaproveitado”, completou. Faria lembrou ainda que a Secretária Municipal de Turismo está completando um ano de sua criação neste mês de agosto.

DESTINO GLOBAL

O secretário de Turismo do estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, também participou da cerimônia de abertura do evento. Na sua visão, São Paulo é uma cidade preparada para o Turismo e pode ser um destino mundial, mas precisa se promover para isso. “São Paulo precisa de uma estrutura para potencializar, o que até hoje aconteceu de forma espontânea. Uma embalagem para estes produtos e destinos”, destacou o ex-ministro do Turismo.

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo

Para ele, São Paulo precisa se apresentar ao mundo como algo novo e se posicionar como um destino global. Lummertz acredita que isso passa obrigatoriamente pelo contexto urbanístico da cidade e pelo centro velho. Ele lembrou ainda do projeto São Paulo para Todos, elaborado pelo Governo Estadual para estimular o fluxo de visitantes nas cidades paulistas. “Estamos trabalhando junto à Prefeitura também, porque este é um trabalho de muitas mãos”, disse.

AÇÕES DO MTUR

Bob Santos, do Ministério do Turismo

Bob Santos, do Ministério do Turismo

O Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Turismo do Ministério do Turismo, Bob Santos, representou o MTur no evento. Ele destacou as ações do órgão para contribuir com o desenvolvimento do setor. Citou a liberação dos vistos para cidadão de Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. Segundo ele, o número de reservas para o Brasil cresceu 53% nos EUA em junho e já apresenta alta de 253% para dezembro. “Isso trará um impacto em toda a cadeia”, disse o executivo, lembrando que o governo já estuda a liberação de vistos também para chineses e indianos.

Santos revelou também que o Ministério está em fase final de preparação de uma Medida Provisória que criará as chamadas Zonas Especiais de Turismo e, finalmente, transformará a Embratur em uma agência. “Logo a MP será publicada”, revelou. “A transformação da Embratur em agência trará mais agilidade e recursos ao órgão”, finalizou.

Receba nossas newsletters