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Locadoras / Turismo em Dados

Com 457 mil veículos adquiridos até outubro, locadoras preveem crescer 30% em 2022

Marco Aurélio Nazaré, da M&M Rent a Car (MG) assume como novo presidente da Abla a partir de 1 de janeiro

Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla (Foto: reprodução)

Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) anunciou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (22), que no acumulado dos últimos dez meses de 2022, 457.410 veículos foram adquiridos, 3,5% a mais do que em todo o ano de 2021. O levantamento foi feito a partir de dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e tem, como previsão para 2022, o crescimento de 30% sobre as aquisições feitas em 2021, totalizando 575 mil veículos emplacados.

Conforme a entidade, os prazos para os atendimentos dos pedidos das locadoras, que chegaram a 180 dias durante a pandemia, já retornaram a menos do que 30 dias de espera. Além disso, a projeção de compras para os meses de novembro e dezembro é de 55 mil a 60 mil carros por mês, encerrando o ano com aproximadamente 580 mil veículos.

“Historicamente as locadoras são responsáveis pela compra de 20% em média da produção, mas em 2022 as estimativas se aproximam dos 35%”

“Com um baixo volume de vendas na ponta, parte do volume de produção tem sido absorvido pelas locadoras. Historicamente as locadoras são responsáveis pela compra de 20% em média da produção, mas em 2022 as estimativas se aproximam dos 35%”, diz Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla.

Em relação à frota total do segmento, o crescimento neste ano atingiu, até outubro, 20,8% no comparativo com dezembro de 2021. Agora, são 1.373.407 automóveis e comerciais leves registrados em nome de locadoras, contra 1.136.517 unidades ao final do ano passado.

A idade média da frota subiu, era 19,6 meses em dezembro de 2020, passou a 27,4 meses em dezembro de 2021 e chegou a 32,1 meses em julho de 2022, no entanto, para 2023 a Abla prevê uma regularização total do mercado.

Marco aponta ainda, que 52% da frota total das locadoras está relacionada à terceirização, subentendendo-se que o custo financeiro não é o único fator de decisão para a troca da frota própria pela alugada.

2023

Para o próximo ano a análise do executivo é de que o serviço de carro por assinatura, continue crescendo. Vale ressaltar que em 2022 o nicho teve alta de 16,4%. Em relação ao Turismo, Marco endossa que com a alta das passagens aéreas a modalidade de locação a curto ou longo prazo continuarão em alta.

“Com custos de capital em torno de 10% a 20% ao ano, é extremamente custoso e difícil crescer. Quando olhamos para 2024, vemos um baixo crescimento”

Para 2023 o mercado de Veículos deve crescer aproximadamente 0,7% em função do cenário econômico nacional. “O setor de Veículos sempre esteve deslocado cerca de dois dígitos do PIB e precisamos ser cautelosos, pois com custos de capital em torno de 10% a 20% ao ano, é extremamente custoso e difícil crescer. Quando olhamos para 2024, vemos um baixo crescimento”, salienta.

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