Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Com foco em gastronomia e cultura, Buenos Aires cresce 40% em turistas brasileiros

Denise Fevre, gerente de comunicação do Turismo de Buenos Aires

Denise Fevre, gerente de comunicação do Turismo de Buenos Aires

Considerado o principal mercado emissor de turistas para a cidade de Buenos Aires, o Brasil voltou a ganhar destaque nos números da capital argentina neste primeiro trimestre de 2019. Ao todo, o destino recebeu 140 mil turistas brasileiros nos três primeiros meses do ano, dado que representa um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a cidade recebeu 99 mil.O número já representa 31% do total de brasileiros recebidos pela cidade em 2018 (770 mil).

O resultado dos primeiros meses traz consigo uma projeção favorável para o restante do ano, tendo em vista que, historicamente, o primeiro trimestre costuma ser o de menor movimento de brasileiros, correspondendo a 18% do fluxo anual. O pico fica por conta do período entre julho e setembro, que concentra 33% do número de brasileiros que visitam a cidade a lazer anualmente. Nos negócios o destaque fica para o quarto trimestre, com 35%.

Um dos fatores que vêm favorecendo esta preferência pela cidade é o aumento da conectividade. Atualmente Buenos Aires recebe 232 voos semanais do Brasil, distribuídos por 18 companhias aéreas. O câmbio também é outro facilitador, com R$1 equivalendo a 11 pesos argentinos.

“O Brasil é o mercado mais importante para Argentina e para Buenos Aires também. Recebemos aproximadamente 800 mil turistas brasileiros em 2018 e para este primeiro trimestre nos aproximamos de 40% de crescimento. Levando em conta a conectividade que existe entre Brasil e Buenos Aires, o bom momento para o turista brasileiro devido ao câmbio e as novidades de uma cidade que esta constante renovação, com propostas tanto gastronômicas quanto culturais, que são as principais atividades dos turistas de negócios e de lazer”, afirma Denise Fevre, gerente de comunicação do Turismo de Buenos Aires.

Turistas andando de bicicleta na região de La Boca

Turistas andando de bicicleta na região de La Boca

Este foco em gastronomia e cultura na promoção para o mercado brasileiro tem como base o perfil de público. De acordo com dados da Direção de Inteligência de Mercados do Turismo de Buenos Aires, 81% dos turistas brasileiros que visitam a cidade a lazer realizam atividades culturais. Os interessados em gastronomia correspondem a 65%. Completam a lista tango (45%), vida noturna (31%) e eventos esportivos e musicais (9%)

Em relação ao turismo de negócios, as ordens se invertem. Dos turistas que visitam a cidade a trabalho 83% desfrutam da gastronomia local e 27% se interessam por atividades culturais. A vida noturna corresponde ao terceiro lugar (14%), seguida por tango (8% e eventos esportivos e musicais (4%).

“Queremos que o brasileiro viva Buenos Aires como um porteño” – Denise Fevre, gerente de comunicação do Turismo de Buenos Aires

“Não falamos turistas, mas viajantes. Pessoas que explorem a cidade como quiserem. Não cremos mais em uma visita com um itinerário tradicional. Hoje o turista é muito eclético e faz o que quer. Queremos que o brasileiro viva Buenos Aires como um porteño”, salienta Denise.

Esta mentalidade ajudou no desenvolvimento do slogan do turismo de Buenos Aires “Não recebemos turistas, fazemos amigos”. “Estamos com diversas propostas que fazem com que a cidade tenha um encontro cultural. Quem visita Buenos Aires pode viver um pouco de Colômbia, um pouco de Chile, de Argentina e de Brasil. Isso torna a cidade atrativa a todos os públicos”, explica.

O conceito, as novas propostas e novidades não atraíram somente o mercado brasileiro. Europa, América do Norte e países sul-americanos também enviaram mais turistas a Buenos Aires neste início de ano, contribuindo para a marca de 581 mil turistas no trimestre, 90 mil a mais que no ano passado. O resultado é o melhor dos últimos cinco anos para o período.

“Estamos muito bem preparados. Temos seis agências internacionais contatadas. Em nível de equipe, esforços e estratégia a estamos muito adiantados. Somos a única cidade da América do Sul que está fazendo uma promoção internacional de forma isolada e pelos resultados, estamos fazendo um bom trabalho”, finaliza.

Número de turistas internacionais em Buenos Aires no primeiro trimestre de 2019. (Fonte: Ente de Turismo de La Ciudad de Buenos Aires)

Número de turistas internacionais em Buenos Aires no primeiro trimestre de 2019. (Fonte: Ente de Turismo de La Ciudad de Buenos Aires)

PERFIL DO BRASILEIRO EM BUENOS AIRES

Dos 770.861 turistas brasileiros que chegaram a Buenos Aires em 2018, 81% foi de avião. Do total 48% são homens e 52% mulheres, na sua maioria entre 30 e 44 anos (36%). A maioria visita a cidade à lazer (66%), seguido por negócios (23%), visita a familiares e amigos (9%). Hóspedes de hotéis 4 e 5 estrelas corresponde a 51% e de 1, 2 ou 3 estrelas 29%.

770 MIL: número de turistas brasileiros em Buenos Aires em 2018

O brasileiro permanece em média seis noites e Buenos Aires e tem um gasto médio de US$677 por viagem. No lazer este número é de US$605 e em negócio US$851. Em 2018 os viajantes brasileiros foram responsáveis por US$383 milhões em gastos na cidade. No primeiro trimestre deste ano o número chegou a US$ 82 milhões.

US$ 677 é o gasto médio dos brasileiros durante uma viagem à capital da Argentina

Apesar de ser o país que mais gastou no acumulado do ano, o Brasil fica atrás de Estados Unidos e países europeus quando o assunto é gasto durante a viagem. Os americanos gastam em média US$1.115, os países da União Europeia US$957 e o Reino Unido US$922.

No entanto, o destaque do mercado brasileiro, além do número de turistas, está no número de turistas que retornam à cidade (39%) e os que a indicam para amigos e familiares (44%). “O brasileiro tem muito mais potencial, porque pode visitar mais vezes. O americano gasta mais, mas só vem uma vez, assim como o europeu, que tem que enfrentar 14 horas de voo”, explica Denise.

Receba nossas newsletters