Dada a atual situação da economia argentina, muitos brasileiros se animaram e decidiram aproveitar o momento para viajar, turistar e comer bem, gastando menos em Buenos Aires, na Argentina. Uma das formas de conhecer o destino é por meio de tour gratuitos, em que os participantes são livres para avaliar o desempenho do guia e, no final do passeio, pagar o valor que considerar adequado de acordo com a sua satisfação. Pensando em instigar os viajantes, a Civitatis separou sete opções mais reservadas de Buenos Aires pelos brasileiros. Confira.
1 – Free tour pelo centro histórico de Buenos Aires
O passeio começa pelos lugares mais emblemáticos, iniciando no edifício do Congresso Nacional, localizado em uma das praças mais bonitas da cidade. Dali, o free tour passa por lugares icônicos como o Palácio Barolo, Obelisco, Café Tortoni, edifício La Prensa e Plaza de Mayo, lugar simbólico e histórico de Buenos Aires onde se reúnem todas as quintas-feiras as chamadas Madres de Mayo. O free tour é encerrado em frente à Casa Rosada, sede do governo do país, na qual podemos imaginar Evita Perón cantando “Não chore por mim, Argentina” na varanda.
2 – Free tour pelo bairro de La Boca
Este free tour percorre o Caminito, além do antigo porto industrial de Buenos Aires, da Plaza de los Bomberos Voluntarios, e das curiosas fachadas dos conventos, as casas coloridas onde viviam as famílias mais humildes do bairro. Os participantes também poderão aprender mais sobre a intensa relação de La Boca com o tango e com o futebol, finalizando o passeio em frente a La Bombonera.
3 – Free tour por San Telmo
Durante este free tour, os viajantes fazem uma viagem no tempo até o século XVI, quando foi fundada a cidade de Buenos Aires. A caminhada passa pelas fachadas de monumentos emblemáticos até chegar ao Paseo de la Historieta, uma rua que presta homenagem a personagens de quadrinhos argentinos como Mafalda. O passeio também ensina mais sobre a fusão de diferentes culturas presentes no bairro, refletida nas antigas fábricas, feiras e mercados dos mais diversos tipos e que existem até hoje.
4 – Free tour por La Recoleta
Nesta caminhada pelo bairro da Recoleta, é possível descobrir por que ele é conhecido como a Paris argentina. O guia explicará mais sobre o papel importante deste bairro na consagração de Buenos Aires como uma das cidades mais importantes da América Latina, enquanto os participantes se encantam com a arquitetura dos edifícios da Avenida Alvear. Os viajantes também aprenderão mais sobre a grande onda de imigração francesa do século XIX. O passeio termina na Plaza de Francia.
5 – Free tour pelo Cemitério da Recoleta
O free tour pelo cemitério mais famoso de Buenos Aires começa diante do túmulo de Rufina Cambaceres, filha do escritor argentino Eugenio Cambaceres e da famosa bailarina italiana Luisa Bacichi. O passeio passará por lápides belas e icônicas de diversos personagens históricos, como Federico Leloir, um dos grandes cientistas da história da Argentina e que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1970. O destaque fica por conta do epitáfio de Eva Perón.
6 – Free tour por Palermo
O passeio por um dos bairros mais bonitos e amplos de Buenos Aires começa na Plaza Italia, e é uma excelente oportunidade para admirar a beleza de suas avenidas arborizadas e casas elegantes. Os participantes também conhecerão pontos de interesse como o Jardim Botânico Carlos Thays, o Ecoparque, o Jardim dos Poetas e o Rosedal. Para encerrar, uma passadinha no Planetário Galileo Galilei, lugar onde o free tour se encerra depois de aproximadamente duas horas e meia de percurso.
7 – Free tour por Puerto Madero
Partindo do Centro Cultural Kirchner, a primeira parada será em frente a Fragata A.R.A. Presidente Sarmiento, um barco transformado em museu. Depois de atravessar a Puente de la Mujer, o grupo passa pelo Monumento a Anne Frank e pela rua Juana Manso, cheia de hotéis e residências elegantes. O Parque de Las Mujeres Argentinas, o antigo edifício da cervejaria Munich e a Costanera também fazem parte do roteiro. A última parada é na Reserva Ecológica Costanera Sur.