Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Copacabana Palace celebra 100 anos buscando “honrar o passado e inspirar o futuro”

IMG 3874 Copacabana Palace celebra 100 anos buscando “honrar o passado e inspirar o futuro”

Ulisses Marreiros, gerente geral do Copacabana Palace

Grande ícone da hotelaria nacional, o Copacabana Palace, hotel do Grupo Belmond, completará 100 anos no mês de agosto e, para celebrar a ocasião, preparou um calendário cheio ao longo de todo ano de 2023. O gerente geral, Ulisses Marreiros, garante que o objetivo é “honrar o passado e inspirar o futuro”. Entre eventos especiais, reformas e até o lançamento de um livro, o empreendimento segue como “sonho de consumo” de muitos viajantes.

A famosa história do mais tradicional e luxuoso hotel do Rio de Janeiro começou com sua construção pelo empresário Octávio Guinle, em 1923, por sugestão do então presidente da República, Epitácio Pessoa. Ele foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire e inspirado nos famosos hotéis Negresco, em Nice, e nos hotéis Carlton, em Cannes.

De acordo com Marreiros, atualmente, 60% dos hóspedes são estrangeiros, liderados pelos americanos, ingleses, franceses e alemães. “Temos percebido também um forte crescimento do mercado argentino. A verdade é que o aumento das conexões aéreas impacta diretamente no recebimento de visitantes internacionais e o Galeão, infelizmente, ainda não retomou todas as operações do período pré-pandemia. Quando a American Airlines iniciou os voos para NY, vimos crescer o número de hóspedes oriundos da cidade norte-americana”, explica o gerente geral.

Os hóspedes brasileiros correspondem hoje por 40% da ocupação do Copacabana Palace, a maioria com origem em São Paulo, tanto da capital quanto interior. Contudo, vale ressaltar que durante o auge do coronavírus, com as fronteiras fechadas, eles chegaram a representar 85%. “Por uma questão lógica, acabamos recebendo muitos brasileiros e isso nos abriu os olhos para a importância do mercado nacional. E falo não somente da região Sudeste, mas de outras áreas do Brasil que se destacaram e que agora recebem uma atenção maior da nossa parte”, afirma Marreiros.

OCUPAÇÃO

Segundo o executivo, as reservas são feitas de forma bastante equilibrada, sendo grande parte de forma direta pelo site e e-mail do hotel, mas também via agências de viagens. “Temos uma ocupação que fica em torno de 60% incluindo alta e baixa temporada. Na realidade, em 2022, por exemplo, praticamente não tivemos a chamada baixa temporada. Nesses meses, nossos resultados se mantiveram como nos outros. Claro que temos picos principalmente nos meses de dezembro e fevereiro em virtude do Réveillon e Carnaval”, garante.

Visto por muito tempo como hotel de pessoas mais velhas, o Copacabana Palace tem conseguido reverter essa imagem apostando em campanhas modernas e com celebridades de diferentes perfis. “Sempre existiu esse imaginário, mas estamos mudando isso, buscando nos adaptar às tendências sem perder a nossa essência. Nossa campanha recente com a cantora Pabllo Vittar e a modelo Alessandra Ambrósio, por exemplo, foi um sucesso absoluto”, avalia Marreiros.

FACHADA

A fachada do Copa está sendo restaurada preservando elementos originais de sua construção, de 1923. Além disso, um novo e moderno sistema de iluminação foi contemplado para ressaltar a beleza e os detalhes desta renovação. Como curiosidade, uma cor de tinta única, intitulada de “Pérola Palace” foi criada especialmente para a pintura da fachada.

CELEBRAÇÕES

As comemorações do centenário tiveram início no último Réveillon com a festa “White & Gold” e seguiram como o tradicional Baile da Copa, no Carnaval, mas a celebração oficial está programada para agosto, quando o hotel promete uma festa de arromba para os cariocas, com uma surpresa especial a ser revelada mais para frente.

Também em agosto, o Teatro Copacabana Palace, que ficou fechado por quase três décadas (desde 1994), sendo reformado e reaberto em novembro de 2021, ganhará uma programação especial, com o retorno do espetáculo “Copacabana Palace, O Musical”, que conta a história do hotel.

O centenário será marcado ainda pelo lançamento de um livro, que deve acontecer no fim de 2023. A publicação terá tiragem limitada.

GASTRONOMIA

O Copacabana Palace é um polo gastronômico que abriga dois restaurantes com estrelas Michelin: o contemporâneo pan-asiático MEE e o italiano Ristorante Hotel Cipriani; além do charmoso Pérgula, que serve a autêntica culinária sul-americana com vista para a piscina. Ao longo do ano comemorativo, os restaurantes receberão importantes chefs convidados e eventos gastronômicos, enquanto o já prestigiado “Master Series”, uma série de eventos que traz renomados chefs para cozinhar ao lado dos chefs da casa, receberá grandes nomes da culinária internacional para pela primeira vez na história.

Receba nossas newsletters